Scott Pilgrim EX é o novo beat’em up da turma serelepe do Scott Pilgrim. Você deve se lembrar que a divertida graphic novel virou um filme em 2010, chamado Scott Pilgrim Contra o Mundo, e que mais ou menos na mesma época virou um beat’em up muito querido, pelas mãos da UbisoftScott Pilgrim EX não é uma continuação do game da Ubisoft, embora compartilhe o gênero e o estilo visual.

gameplay, por outro lado, é bastante diferente. Ele é muito mais parecido com River City Girls – aquele lindo beat’em up da WayForward, que até ganhou uma continuação – do que com o Scott Pilgrim vs The World da Ubisoft. No humilde textinho abaixo, eu vou explicar o motivo e, como sempre, opinar sobre tudo. Vem comigo?

REVIEW SCOTT PILGRIM EX

Scott Pilgrim EX é simplesmente muito bonitinho. Ele tem a mesma pegada visual do jogo da Ubisoft, e dá aos personagens as caras e o jeitão que eles tinham nos gibis. Funciona que é uma beleza. Eu amei os gráficos coloridos, as animações trabalhadas e o design dos personagens em geral. Meu único problema com os gráficos é, curiosamente, algo que nunca senti em um beat’em up 2D antes. Os cenários parecem completamente chapados.

Scott Pilgrim EX, Tribute Games, Delfos

Sim, eu sei que na prática, em jogos como Streets of Rage ou Tartarugas Ninja, a gente está controlando o personagem na frente de imagens 2D, basicamente de desenhos chapados. Mas em Scott Pilgrim EX eles parecem realmente chapados. Tipo como se os personagens se mexessem na frente de uma imagem totalmente estática. Tem alguns momentos em que você precisa pular em coisas do cenário para avançar e isso é realmente estranho de fazer. Não é que os cenários são feios ou mal desenhados. Eles só parecem mais 2D do que mesmo os jogos equivalentes dos anos 90 pareciam, e não sei dizer o porquê. Mas arriscaria que tem algo a ver com sombras. Ou a falta delas.

A música é algo que me decepcionou, especialmente depois da excelente trilha chiptune criada pela banda Anamanaguchi que está no jogo da Ubisoft. Curiosamente, o Anamanaguchi fez também a trilha do animê Scott Pilgrim Takes Off, do qual este jogo é oficialmente uma continuação, mas não aparece aqui. A trilha emula as chiptunes deliciosas da banda, mas devo dizer que realmente gostei mesmo apenas de uma delas. De resto, a trilha não me empolgou. Felizmente, o resto do jogo me agradou muito.

O RESTO DO JOGO: RIVER CITY PILGRIM

Lembra que falei lá no início deste textão que Scott Pilgrim EX era muito parecido com River City Girls? Pois chegou a hora de explicar o porquê. Ao contrário de Scott Pilgrim vs. The World, este não é um beat’em up tradicional, em que você anda sempre para a direita por fases independentes. Scott Pilgrim EX é um tanto mais elaborado. Ele tem um mapa com algumas telas independentes e você pode ir de uma a outra sempre que desejar. Ou seja, você não fica preso apenas ao progresso da história, mas pode andar a esmo para distribuir uns sopapos. Ou então voltar para as áreas de compras para fazer upgrades em suas estatísticas.

Seu objetivo de história fica sempre marcado no mapa geral, então você precisa olhar o mapa e chegar naquele ponto. Isso envolve andar para a direita e esquerda, mas também para cima e para baixo, de acordo com a localização do seu objetivo. Eu senti que o mapa geral é um tanto menor do que o que temos em River City Girls, mas a progressão é igualzinha. Eu terminei a campanha, sem pressa e fazendo todas as sidemissions que encontrei em cerca de quatro horas, mas tem um troféu para fazer tudo em 90 minutos.

A campanha te faz ir e voltar muitas vezes pelo mapa inteiro, a ponto de que as quatro horas que passei com ele realmente pareceram ser o suficiente. No final, o Scott começa a falar que quer acabar logo o jogo, e eu estava me sentindo assim também. Mas me diverti enquanto ele durava.

O SISTEMA DE COMBATE

Scott Pilgrim EX, Tribute Games, Delfos

Qualquer beat’em up vive e morre pelo seu sistema de combate, e o de Scott Pilgrim EX é realmente elaborado. O tutorial, por exemplo, é extremamente longo e complicado, simplesmente porque há muito a aprender. Mas você também pode avançar simplesmente andando e apertando quadrado. Eu joguei com minha filha e conseguimos chegar ao final sem grandes problemas.

Inclusive, isso foi uma melhora considerável em relação ao jogo da Ubisoft. Lá você deve se lembrar que os inimigos vão ficando mais fortes quando você avança, tornando vital upar suas estatísticas e simplesmente necessário ficar repetindo fases. Aqui, eu upei minhas estatísticas, sim, mas não senti em nenhum momento que estava underleveled. Temi que isso acontecesse quando minha filha entrou no jogo já começado, mas não, ela entrou com seus sopapos sendo eficientes, mesmo estando num nível bem mais baixo do que o meu.

SENHOR PATEL

Nós fizemos o jogo todo com o casal Scott e Ramona, mas também dá para jogar com vários dos ex-namorados da Ramona, incluindo Mathew Patel (que parece bem legal) e Gideon. Talvez eu volte para o jogo no futuro para experimentar outros personagens, pois eles são bem diferentes um do outro. Também parece uma boa que cada lutador comece com todos seus golpes. Apesar de ser um pouco confuso aprender tudo de sopetão, simplesmente não seria divertido ficar aprendendo golpes básicos ao longo da campanha. Também dá para jogar on-line, mas isso é algo que não consegui testar pelo fator simples de “precisa pagar a Sony para poder jogar on-line no Playstation”.

A história de Scott Pilgrim EX é uma história inédita criada pelo criador original Bryan Lee O’Malley, mas eu achei ela meio boba e sem sentido. É bem uma história de videogame, com o Scott de Metal raptando os membros da banda Sex Bob-omb e você precisa salvá-los. O que eu não gostei é que há uma pegada de multiverso, com mesmo os personagens jogáveis aparecendo em versões malvadas e alternativas como chefes. Eu, como quase toda a internet, estou um tanto cansado de multiverso.

Felizmente, o jogo em si é muito bom. Particularmente, eu gosto mais de beat’em ups como Streets of Rage, em que as fases são independentes. Mas Scott Pilgrim EX, apesar de abrir mão disso, melhorou muito todos os outros aspectos do gameplay, a ponto de ser um jogo muito melhor, mais divertido e mais amigável do que o da Ubisoft.