Pneumata é um survival horror muitíssimo inspirado por Resident Evil. É óbvio que o orçamento e a experiência dos desenvolvedores é bem menor, mas eu tinha boas expectativas para ele. Afinal, nem tanto tempo atrás tivemos o brasileiro Fobia St. Dinfna mandando muito bem com a mesma inspiração.

Os erros de Pneumata

Pneumata, Survival Horror, Perp Games, Delfos

O problema é que Pneumata erra. Erra muito. Até onde simplesmente copia, ele erra. Por exemplo, seus inimigos são extremamente resistentes. Tal qual o jogo da Capcom, mesmo o zumbi mais genérico precisa de cinco ou seis tiros na cabeça para cair. Porém, não dá para evitar a luta. Todos correm, e te perseguem para sempre. Basicamente, popou inimigo você tem que lutar.

Na maior parte da campanha, há bem poucos zumbis. Mas lá no esgoto, o jogo começa a colocar dezenas te atacando ao mesmo tempo. Eles te rodeiam e bloqueiam seu caminho, literalmente te prendendo e tornando impossível recarregar as armas de fogo ou se curar. Não é assim que se faz combate num combate survival horror.

Pneumata e os pneus de gordura

Pneumata, Survival Horror, Perp Games, Delfos
Isso é muito mais inimigp do que deveria vir em um jogo com combate tão metódico.

Pneumata é um jogo bem curto, mas que parece longo demais por quão punitivo ele é. Os saves são, com raras exceções, manuais. E os pontos de salvamento ficam muito distantes, especialmente quando você está explorando, e não sabe onde estão. Eu cheguei a perder 40 minutos de progresso quando, em uma armadilha, o chão desabou e me derrubou em um poço cheio de zumbis sem escape. E a única forma de saber que esta armadilha existe é morrendo nela.

Survival horrors são de terror, claro. E uma certa frustração pode vir com o gênero. Mas são também jogos administrativos, em que previsibilidade é importante. É vital saber onde dá para salvar e assim guiar sua exploração, sem o perigo de um instakill sem aviso.

Colinas silenciosas

Pneumata, Survival Horror, Perp Games, Delfos
Os mapas são grandes e confusos demais.

Apesar de a “inspiração” ser sem dúvida Resident Evil, há bastante de Silent Hill aqui. Você começa explorando uma cidade relativamente aberta, antes de entrar num conjunto de apartamentos com exploração mais “vai e vem”. Os mapas são até compreensíveis, mas simplesmente têm caminhos demais. Além disso, há muitos bloqueios que não são mostrados no mapa, tornando a navegação muito confusa.

Isso tudo já estava me deixando de saco cheio, e daí veio a fase do esgoto, que potencializa tudo. Mais caminhos, mapa mais confuso, mais inimigos implacáveis. E para completar, ainda é num esgoto. Eu estou muito cansado de explorar esgotos em videogames. Acabei desistindo quando fiquei sem saber o que fazer e dezenas de inimigos passaram a me perseguir, depois de usar a primeira válvula.

Pneumata, Survival Horror, Perp Games, Delfos
Alguns inimigos ficam presos na parede, o que é um alívio quando vem um monte.

Eu sou um grande fã do gênero e apoio com força desenvolvedores independentes que tentam fazer jogos tradicionalmente mais caros. Mas Pneumata simplesmente não dá para recomendar. Eu queria gostar dele, mas não deu.

REVER GERAL
Nota:
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Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
review-pneumata-resident-evil-cover-erra-muitoDisponível: PS5, Xbox Series, Windows<br> Analisada: PS5<br> Desenvolvedora: Deadbolt Interactive<br> Editora: Perp Games<br> Lançamento: 19 de setembro de 2024<br> Gênero: Survival Horror<br>