ANOÉ uma coisa muito From Software um tutorial que termina com você morrendo. Sim, você pode vencer o tutorial, mas ele não é feito para isso. E é assim que Elden Ring Nightreign começa. Ele te ensina o básico, e te mata. Curiosamente, tirando a dificuldade, o jogo acaba sendo aquele tipo de coisa que ninguém pediu. Temos aqui um multiplayer roguelike que exige amigos, da empresa que praticamente criou o modo de vida incel antissocial git gud.

Um multiplayer roguelike com a dificuldade da From Software. Nunca foi tão claro para mim que eu não gostaria de um jogo antes de colocar minhas mãos nele. Basicamente, ele combina tudo que eu odeio em videogames com a única coisa que eu não gosto dos jogos da From. Dito isso, Elden Ring Nightreign conseguiu me surpreender. Eu me diverti moderadamente nas partidas que participei. Não acho que ele ainda vai estar instalado no meu PC daqui a um mês, mas foi legal ter alguma experiência com ele.

Um grande elogio que posso fazer é que o on-line funciona. Pelo menos nesses primeiros dias após o lançamento, o jogo encontra times e inicia partidas em menos de um minuto. É uma diferença considerável para o on-line quebrado tradicional da From, em que você pode ficar quarenta minutos tentando chamar alguém para ajudar com um chefe e só receber mensagens de erro que não explicam nada. Quem diria que essa turma tinha capacidade de fazer um jogo cooperativo que funciona. E se tinha, por que o coop de seus jogos single player é tão quebrado?

REVIEW ELDEN RING NIGHTREIGN

Elden Ring Nightreign tem as mecânicas, os gráficos, inimigos e chefes de Elden Ring, mas funciona de forma totalmente diferente. Basicamente, você se junta a dois amigos ou desconhecidos e sai explorando um mapa cuja área segura vai diminuindo com o tempo. A ideia é usar o tempo que você tem para matar um monte de chefes e inimigos poderosos e upar o boneco. Quando finalmente o círculo explorável fechar, se ainda estiver vivo, você estará na área do chefe final. Vença-o e repita tudo de novo, para o segundo dia. Vença o segundo dia e você será colocado na tela do chefe final, a única coisa não aleatória da fase.

Isso porque o que você escolhe no início é qual chefe deseja encarar no final da partida e com qual personagem jogar. Todo o resto é aleatório. E tudo que você conquista na partida é perdido quando ela se encerra. As recompensas são algumas coisas permanentes que você pode equipar entre cada partida para customizar seus poderes, habilidades e visual, mas você volta ao nível um a cada vitória ou derrota.

Uma coisa que curti é a simplificação do RPG. Subir de nível não envolve administração fina de estatísticas. Subir de nível simplesmente melhora tudo no seu personagem. Perfeito para um jogo rápido de multiplayer, mas é algo que eu também gostaria de ver no jogo principal.

ELDEN RING FORTNITE

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Tirando as coisas acima, o resto é tirado do jogo original. São os mesmos inimigos, mapas e desafios, com poucas e pontuais exceções. Mas, claro, mudar a forma de jogar muda tudo. Este Elden Ring não é mais lento e metódico. Você não explora os cenários calmamente para solucionar problemas e desafios. Pelo contrário, você corre o tempo todo. Corre pra um chefe, vence, corre pra uma fogueira, upa, e assim sucessivamente. É tudo muito rápido e intenso. E morrer nunca foi tão punitivo.

Pois é, não apenas você perde toda a XP que estiver carregando quando morre, você ainda cai um nível inteiro. Assim, é possível perder todo o progresso de uma partida em algumas decisões mal colocadas, como estar lutando contra um chefe na hora que o círculo fecha – o que torna impossível recuperar as estatísticas perdidas. Teve uma vez que meu time estava indo rápido de um chefe a outro e eu não estava achando fogueiras para upar. Acabei morrendo quando o círculo fechou com mais de 100 mil de XP (o que seria provavelmente uns 10 níveis extras) e voltei para o nível 1. Foi bem frustrante.

FRUSTRAÇÃO

Mas o mais frustrante é mesmo quando você chega no chefe final da partida e todos os jogadores morrem ao mesmo tempo, o que significa derrota. Como as partidas são longas, cerca de uma hora, morrer assim significa perder todo o progresso conquistado em troca de umas esmolas permanentes.

Além disso, tem coisas que não fizeram sentido para mim, e não são explicadas. A personagem mágica, por exemplo, consome mana para atacar. Mas a mana acaba antes de qualquer chefe morrer, e a única forma que encontrei de recuperar foi passando por uma fogueira. Como não dá para fazer isso enquanto luta contra chefes, aconteceu mais de uma vez de eu ser obrigado a ficar fugindo esperando meu time matar, já que não podia atacar.

ANO DE NOSSO SENHOR 2025

Também é difícil de explicar como um jogo multiplayer de alto orçamento focado em cooperação e lançado em 2025 não tem crossplay e nem chat por voz. Pois é, você precisa jogar na mesma plataforma que seus amigos e a única forma de se comunicar com eles é via um Discord ou algo assim enquanto joga. Se estiver jogando com desconhecidos, esqueça. Numa das minhas partidas, meus colegas estavam lutando no topo de um castelo e eu não conseguia descobrir como subir lá. E simplesmente não tinha como perguntar, fiquei dando voltas na base procurando um caminho sem sucesso, até que eles pularam e seguiram em frente.

A vantagem em ser um mod oficial de Elden Ring é que ele acaba trazendo várias qualidades do jogo principal. Refiro-me a coisas como os cenários, inimigos e cuidado artístico enorme, além de um mundo muito gostoso de explorar. A diferença é que aqui você não tem tempo para explorar. Ou você pega alguém que sabe o que está fazendo e sai colocando ícones no mapa para você seguir, ou seu time fica simplesmente olhando um para o outro sem saber para onde ir. De qualquer forma, ficar parado é morte, então você corre o tempo todo, seja para um objetivo ou para lugar nenhum.

NIGHTREIGN E O REINO DA NOITE

Um tempo atrás li um artigo que falava que depois de uma obra cultural ser muito boa, a próxima na mesma marca vende naturalmente muito. Mas se a próxima não mantiver a qualidade, a seguinte verá uma queda considerável, mesmo que seja excelente. Acredito que algo assim vai acontecer com a From Software agora.

Eles vêm de uma sequência de lançamentos muito queridos e bem avaliados, então naturalmente Elden Ring Nightreign vendeu muito, muito rápido. Mas acredito que muitos, especialmente aqueles menos antenados na indústria, que compraram baseados na marca e na desenvolvedora, não esperavam um Elden Ring Fortnite. O resultado é que, apesar das vendas, há muito tempo um jogo da desenvolvedora não era tão mal avaliado pela imprensa (77 no Metacritic não é ruim, mas normalmente os jogos da From ficam na casa dos 90) e pelo público (mixed no Steam).

Então devo dizer: eu sabia o que esperar, assim não me decepcionei. Pelo contrário, acabei me divertindo moderadamente. Você, que lê o DELFOS, também sabe o que esperar, e só vai comprar se buscar exatamente isso: que, na melhor das hipóteses, é um Elden Ring que pode durar para sempre. Mas claro, todos nós preferíamos ver a From lançando absolutamente qualquer outra coisa.