Protegendo o Inimigo

0

Amigo delfonauta, você reparou que nos últimos tempos parece que o Denzel Washington só trabalha nos filmes do Tony Scott? Este Protegendo o Inimigo não é dele, mas não constitui uma mudança de ares, pois parece muito com um trabalho do irmão Scott menos talentoso.

Aqui, o Lanterna Verde é um agente da CIA responsável pela tal safe house do título original. Trata-se de um esconderijo fortificado para onde são levadas testemunhas ameaçadas de morte, criminosos necessitando de proteção e por aí vai. Depois desse breve interlúdio muito instrutivo, retomemos a sinopse.

Denzel Washington é Tobin Frost, um ex-agente renegado e traidor que se entrega às autoridades para fugir de uma galera que quer “apresuntá-lo”. Ele vai parar na casa do Ryan Reynolds, que aqui atende pelo nome de Matt Weston. Obviamente, os bandidos não vão desistir de pegá-lo. O próprio Frost vai tentar fugir no meio da bagunça e Weston vai cortar um dobrado para fazer seu trabalho e proteger o inimigo, justificando assim o título nacional.

Como eu disse lá no começo da resenha, parece muito um filme do Tony Scott. Tem a edição acelerada, bastante ação, muita agitação com direito a reviravoltas diversas, e a trama é uma bobagem só. E assim como um filme do nosso amigo Toninho, é bastante morno e completamente previsível. Sério, dá para adivinhar tudo que vai acontecer com vários minutos de antecedência e sem precisar forçar o cérebro.

O que mais posso dizer sobre este filme? Ah, sim: como o Robert Patrick (que tem um papel pequeno no começo da película) envelheceu! Parece que foi outro dia mesmo que ele era apenas um T-1000 novinho em folha tentando exterminar o jovem John Connor. O tempo, de fato, passa rápido…

Em suma, temos aqui mais um típico exemplar de filme nada. Não apresenta nada de novo ou de muito empolgante, mas entretém razoavelmente enquanto dura. Típico filme para ser assistido num sábado à tarde daqueles bem modorrentos. Se não tiver uma opção melhor, até que pode quebrar um galho.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorConheça Kara, dos criadores de Heavy Rain
Próximo artigoValve nega console para futuro próximo
Carlos Cyrino
Formado em cinema (FAAP) e jornalismo (PUC-SP), também é escritor com um romance publicado (Espaços Desabitados, 2010) e muitos outros na gaveta esperando pela luz do dia. Além disso, trabalha com audiovisual. Adora filmes, HQs, livros e rock da vertente mais alternativa. Fez parte do DELFOS de 2005 a 2019.
protegendo-o-inimigoPaís: EUA/África do Sul<br> Ano: 2012<br> Gênero: Ação<br> Duração: 115 minutos<br> Roteiro: David Guggenheim<br> Elenco: Denzel Washington, Ryan Reynolds, Vera Farmiga, Brendan Gleeson, Sam Shepard, Rubén Blades e Robert Patrick.<br> Diretor: Daniel Espinosa<br> Distribuidor: Universal<br>