Os oito mandamentos do nerd ostentador

0

A menos que você tenha passado uma temporada em Júpiter, provavelmente já ouviu falar nos os 10 Mandamentos do Rei do Camarote, a infame matéria da Veja São Paulo sobre um empresário que tem uma vida de luxo que é simplesmente inimaginável para nós, meros mortais. Caso você não tenha visto, aperte o play aí embaixo para conferir.

Como você já deve saber, o vídeo caiu nas garras dos internautas e se tornou fonte de trilhões de piadas e paródias na redes sociais em uma velocidade surpreendente. Com toda esta história, eu me peguei refletindo na seguinte questão: como seria viver uma vida como esta no mundo nerd?

Após muito pensar, consegui imaginar perfeitamente este ser na minha cabeça, e agora eu venho apresentar a você, amigo delfonauta que deseja uma vida de luxo, os oito mandamentos do nerd ostentador.

Por que oito? Bem, porque 10 é muito clichê, e ser clichê não é chique.

1 – VESTIMENTA

Em nossa sociedade, a roupa é um item indispensável para a vida, por isso devemos nos vestir bem, sempre. No mundo nerd, porém, roupas de marca não têm muito valor. É triste isso, mas neste universo uma camiseta comprada por 20 reais no Anime Friends tem mais valor que uma Polo de 300 reais.

Porém, se você não pode ostentar em suas roupas do dia-a-dia, você pode investir muito em uma coisa que os nerds adoram fazer: cosplay. Confeccionar fantasias de qualidade é algo muito caro e você pode gastar centenas de reais simplesmente para montar um look parecido com o do seu personagem favorito.

Por isso, para ostentar no mundo nerd e dizer que você tem roupas de qualidade, encontre um personagem que se vista de maneira luxuosa e ande com os trajes dele por aí. Sempre. Até para ir trabalhar. De preferência, escolha um personagem cujo visual incorpore joias, armaduras e espadas, que por si só já são muito caros, como algum grande monarca antigo.

As pessoas provavelmente apontarão para você na rua enquanto você desfila por aí em uma armadura de cristal, mas, vai por mim, é inveja.

2 – CARRÃO

Há uma teoria que diz que, antigamente, os homens exibiam suas armas uns para os outros como forma de comparar seus membros lusitanos sem precisar tirar as calças. Quanto maior e mais imponente for uma espada, mais poderoso, inspirador e pintudo era o seu dono. Hoje em dia as pessoas não costumam mais andar de espada por aí (tirando você, é claro), mas a competição ainda existe na forma de carros.

Carrões trazem muito poder e prestígio, porém você não é um playboy comum. Você é um nerd, o que significa que você tem que gastar quantias absurdas com coisas relacionadas à cultura pop e o seu carro não pode ser diferente.

Por isso, ao invés de gastar milhões em uma Ferrari ou uma BMW sem graça, use todo o seu dinheiro para comprar carros de filmes! Quem nunca sonhou em passar na frente de um lugar extremamente badalado pilotando um Delorean, atraindo a atenção e a inveja de centenas de jovens adultos, que olharão embasbacados para esta máquina, enquanto te chamam de Doc Brown? Só tome cuidado para não passar na frente de uma baladinha exclusiva para menores de idade, pois eles provavelmente não entenderão a magnitude de sua ostentação.

Acha um Deloran muito mainstream para você? Tudo bem, existe uma infinidade de outras réplicas que você pode achar por aí, como um Mach V do Speed Racer, o Impala ‘77 dos irmãos Winchester ou até mesmo o infame Aranha-Móvel!

Em minha opinião, o ideal seria o carro do Pikachu. Não há nada mais sexy do que levar aquela gata para sua casa em um carro amarelo gema com orelhas e rabo. Também é perfeito para deixar o clima mais caliente, afinal, que outro carro tem uma buzina que fala “pika, pika, Pikachu”?

3 – CAMAROTE

Se você é um nerd isto provavelmente quer dizer que você gosta de rock, seja ele alternativo ou metal, e suas festas musicais favoritas são shows. Por isso você talvez pense que camarote é coisa para fresco. E é mesmo! Para estar em evidência e atrair a inveja em um show de metal, por exemplo, é preciso estar na grade, de preferência bem no centro dela, de frente para o vocalista.

Isto vale em qualquer tipo de show, mas o valor da agregação será proporcional ao tamanho da popularidade da banda. Ficar na grade do Týr é fácil, agora conseguir se manter na grade de um espetáculo do Blind Guardian é muito mais difícil. Já em uma apresentação do Iron Maiden é mais complicado ainda, mesmo na pista premium, que é a única pista que você deve frequentar.

Ostentação? Simples, compre duas garrafas d’água e um pacote de Cheetos em qualquer casa de show do país e você já irá gastar uma quantidade inimaginável de dinheiro, enquanto ri da cara dos meros mortais morrendo de sede que terão que esperar o show acabar pra comprar água do lado de fora.

4 – SERVIÇOS EXCLUSIVOS – OU MELHOR, ITENS EXCLUSIVOS

Uma das coisas mais tristes em ser um nerd ostentador é que você não pode esbanjar todo o seu prestígio mostrando apenas a quantidade de coisas que você tem, porque nerds normalmente já gastam muito dinheiro para manter suas coleções, sejam elas de games, quadrinhos, miniaturas, filmes e mais um monte de coisas caras. Mas felizmente a indústria está do lado de quem gosta de gastar dinheiro à toa e encontrou uma forma muito eficiente de agradar os endinheirados: edições de luxo com itens exclusivos que, obviamente, custam muito mais do que deveriam.

Todos os meses chegam às lojas um zilhão de edições especiais de games, filmes e até mesmo livros, com caixas vistosas contendo camisetas, miniaturas, pôsteres e mais um monte de mimos supérfluos exclusivos que não afetam em nada a desfrutação do produto principal e custam o dobro do preço. Mas tudo isso é uma baita questão de status.

O exemplo mais proeminente disso é a indústria dos games, que nos últimos anos criou os luxuosos DLC que agregam muito o valor dos jogos. As produtoras vivem lançando novos conteúdos caríssimos para complementar seus games, o que até seria legal, se a maioria deles não fossem inúteis. Por que diabos alguém pagaria cerca de 10 dólares em uma armadura purpurinada que não afeta em absolutamente nada as habilidades de um personagem em qualquer MMO da vida? Simples, porque essa pessoa pode pagar por isso e ostentará o item orgulhosamente em meio aos demais mortais, causando inveja até mesmo em jogadores muito melhores do que ele. Videogame hoje é para quem pode, não para quem quer, e nada diz “eu posso” como gastar 30 dólares em um pacote de roupinhas para o Street Fighter IV.

5 – FAMOSOS

Arranjar famosos para prestigiar os seus eventos nerds é um pouco mais difícil do que para baladas. Isso porque a maioria das pessoas do mundo nerd que realmente importam não são subcelebridades desesperadas por atenção e glamour, mas sim trabalhadores que possuem agendas lotadas e muitas vezes contratos com cláusulas bem específicas sobre aparições públicas.

Mas se por um acaso você trombar com algum ídolo seu em alguma convenção festa luxuosa, esqueça toda a sua educação e comporte-se como um macaco faminto incomodando a celebridade com seu discurso sobre o quanto você gosta daquele livro piegas que ele escreveu 20 anos atrás.

E se mesmo assim você ainda insiste em ter algum famoso na sua festa luxuosa cheia de champanhe e bolinhas de queijo comidas finas, você sempre pode convidar um redator do DELFOS. Afinal, quem não gostaria de ter um membro do maior site nerd de jornalismo parcial reflexivo do mundo em seus eventos? Nossa agenda é muito apertada mas eu garanto que pelo menos um de nós consegue dar um jeito de prestigiar o seu evento, especialmente se tiver bolinhas de queijo nele. 😉

6 – MULHERES

Para ter prestígio na sociedade, é necessário estar sempre rodeado de gente bonita. E para os nerds, isto não é exceção.

Ande sempre rodeado das cosplayers mais gatas de todas, de preferência aquelas que são pagas para posar nos estandes da Comic Con. Mas cuidado para não se enganar e arranjar uma garota bonita, mas que não seja uma digna discípula da cultura nerd.

Para evitar cair nesta armadilha, tente conhecê-la melhor e testá-la sutilmente, fazendo perguntas discretas mas luxuosas, como quem é a personagem mais elegante de As Crônicas de Gelo e Fogo ou quantas garrafas de champanhe caberiam na Enterprise. Se ela não fizer ideia do que estas coisas sejam, pode dispensá-la.

E se você for uma mulher nerd e glamorosa, não lhe faltarão homens nerds dispostos a fazer muita coisa por você. Aliás, não lhe faltarão homens nerds mesmo que você não tenha um mísero centavo no bolso. Eles são necessitados assim.

Você tem uma gama muito maior de homens a escolher, só certifique-se de que ele não se torne um namorado obsessivo grudento que faz de tudo para te agradar a toda a hora. Afinal, se você quisesse um mordomo, você poderia contratar um.

7 – SEGURANÇAS

Você é um nerd com fama, fortuna e milhares de itens exclusivos em sua coleção. É claro que há milhões de pessoas por aí que te acham um idiota exibido sentem muita inveja de você e poderiam te fazer algum mal. Por isso é essencial que você use seguranças para a sua própria proteção.

Mas humanos são falhos e seus seguranças podem te trair a qualquer momento. Como contornar esta situação com muito estilo? Ora, simples, meu amigo delfonauta: use seguranças robóticos!

Já imaginou que luxo seria ter dois robôs de batalha no estilo Círculo de Fogo te vigiando 24 horas por dia? Tudo bem que eles poderia acabar te esmagando sem querer e provavelmente destruiriam tudo à sua volta enquanto te acompanham na rua, mas este é um mísero detalhe.

Se você acha isso muito exagero e prefere algo mais discreto, pode contratar pilotos em trajes de combate avançado para te seguir aonde for. Até não muito tempo atrás, no universo dos quadrinhos, todo mundo acreditava que o Homem de Ferro não passava de um guarda-costas do Tony Stark. E se aquele bilionário metido a gênio, playboy e filantropo pode ter um segurança blindado, você também pode ter o seu.

8 – REDES SOCIAIS

Nerds adoram redes sociais porque lá eles podem interagir com outras pessoas sem ter que encontrá-las cara a cara.

Porém, as redes sociais de hoje em dia estão infestadas de pessoas sem classe, que fazem uma verdadeira tempestade em taça de vinho do porto por causa do preço de um videogame e você não aguenta estar no mesmo ambiente de plebes dessa laia. Então qual a solução?

Simples, meu amigo: crie um fórum! Fóruns hoje em dia são habitados única e exclusivamente por nerds. Já imaginou quão bom e seria um fórum composto somente por nerds ostentadores? Seria o paraíso na Terra.

Mas isto não quer dizer que você deva se limitar somente aos fóruns. Você ainda pode ter um Facebook e um Instagram, mas eles devem ser usados para exibir fotos de ostentação. Já imaginou quanto valor agrega uma foto tirada durante a estreia do próximo blockbuster do verão em uma seção do Cinemark Shopping Cidade Jardim, enquanto os demais têm que enfrentar horas de fila, muitas vezes sem comer ou beber nada, porque eles são muquiranas e se recusam a gastar 14 reais em um saco de pipoca?

E com isso eu encerro esta luxuosa matéria, que agregou muito valor na sua vida. Agora com licença, meu amigo, pois eu preciso comparecer ao luxuoso evento de lançamento dos Champanhes Alfredo de la Mancha, onde os mais altos membros da high society nerd estarão reunidos. Nos vemos lá.

Galeria