O amigo delfonauta provavelmente ficou encucado com a declaração que a Valve deu ontem, dizendo com todas as letras que não tem nenhum tipo de relação com o Piston, um vindouro computador modular dedicado única e exclusivamente para o uso da Steam, a plataforma de games da Valve.
Pois bem, o pessoal do Kotaku entrou em contato com a Xi3, a fabricante da caixinha para esclarecer a situação, o que, obviamente, deixou tudo mais complicado ainda.
“Nós reafirmamos o fato de que recebemos um investimento da Valve, como anunciado na CES 2013, e ainda fizemos isso com uma permissão escrita pela própria Valve”, disse Jason A. Sullivan, fundador, presidente e CEO da Xi3. “Além disso, pediram para nós fazermos um produto exclusivo para a Valve e ambas as companhias mostraram ele – o Piston – em seus estandes durante a CES”.
Jason também afirma que, durante o evento, Gave Newell, diretor de projetos e co-fundador da Valve, pediu pessoalmente a ele para não divulgar mais detalhes sobre as relações da Xi3 com a Valve, o que ele honrou.
“Dito isto, é necessário esclarecer alguns pontos”, continuou o CEO. “Primeiro, muitas pessoas da mídia presumiram que o Piston seria o ‘Steam Box oficial’. Nós nunca dissemos isso, nem a Valve, e isto não mudou. Porém o fato da Valve ‘atualmente não estar envolvida’ em nossos projetos não significa que este envolvimento não ocorrerá no futuro”.
Sullivan esclareceu que o Piston será um console que permitirá o acesso ao Steam, mas também games com base na internet e em plataformas de entretenimento, o que é “mais que a Valve planeja com seu Steam Box, aparentemente”. O Piston virá com um sistema operacional Windows nativo, mas permitirá a instalação de outros sistemas operacionais.
“Ao contrário da visão da Valve, a Xi3 pensa que o meio de se conquistar este mercado hoje em dia é com o Windows, somado à opção de não poder escolher apenas uma única loja/plataforma, mas ter acesso a todas elas. Os estúdios deveriam ter a opção de escolher entre lançar um game na Steam ou ir diretamente ao consumidor-final. Este será o diferencial do Piston para os outros ‘Steam Boxes’: você poderá acessar a plataforma da Valve se quiser, mas também poderá acessar outras plataformas através do nosso computador”.
Pelo que entendi, a Valve e a Xi3 começaram a desenvolver um projeto, no qual a Valve fez um investimento. Porém, aparentemente, as duas empresas discordaram no que diz respeito ao console ter acesso exclusivo ao Steam. Embora isto pareça verídico, toda a polêmica acerca do Piston está me cheirando a jogada de marketing para uma empresa promover a outra. Afinal, com o Piston, vários jogadores aderirão ao Steam. Enquanto o peso do Steam ajuda o console da Xi3 a se promover. E você, delfonauta, o que acha? Deixe sua opinião aí embaixo, nos comentários.
Mantenha-se delfonado para mais notícias sobre novelas envolvendo consoles e plataformas de games online.