Esta semana saiu o clipe de Panic Station, o mais novo single do álbum The 2nd Law, do Muse. Gravado no Japão, o clipe é todo engraçadinho e bobo, mas gerou uma super polêmica logo depois que saiu.
Isso porque, logo no início, o clipe mostrava brevemente a Bandeira do Sol Nascente, que é considerada ofensiva, especialmente para os coreanos, por ser um símbolo do passado imperialista do Japão e todas as coisas horríveis associadas a ele. Comentários no Youtube e em fóruns em todo o mundo explicaram que ela é equivalente à Bandeira Confederada ou à Suástica: por mais que tenham outras origens e significados, sua imagem sempre será associada a algo ruim.
Não é a primeira vez que algo do tipo acontece. Como o Lucas mesmo citou, o personagem Mitsurugi, de Soul Calibur, foi transformado de um Samurai, para um rapaz britânico chamado Arthur na versão coreana do game, para não ofender os fãs. E considerando quão populares os rapazes do Muse estão, isso certamente não passaria despercebido. Mas eles não demoraram a se desculpar e a lançar uma nova versão do clipe, dessa vez sem a bandeira. Veja abaixo como ficou: