Um baque atingiu todos os fãs de quadrinhos ontem. O nome que era sinônimo de quadrinhos na Itália, Sergio Bonelli, morreu ontem aos 78 anos, após ficar internado por um curto período de tempo no hospital San Gerardo, em Monza. A causa da morte não foi divulgada.
A história de Bonelli é a de uma pessoa que amava os quadrinhos e que batalhou pelo seu sonho. Nascido em 1932, Bonelli era filho do criador de Tex, o personagem mais importante dos fumetti, os quadrinhos italianos. Ele começou a trabalhar na área em 1955, ajudando a mãe a cuidar da editora Redacione Audace, fazendo todo o tipo de trabalho. Não demorou muito e começou a escrever suas próprias revistas.
Ele iniciou a carreira de roteirista sob o pseudônimo de Annalisa Macchi, para afastar comparações com o trabalho de seu pai, mas se profissionalizou sob a alcunha de Guido Nollita em 1957, escrevendo para várias revistas da editora de sua família. Em 1960, ele assume a direção da editora de sua mãe. Em 1961 criou o personagem Zagor, um personagem que misturava elementos do Tarzan no velho oeste. Em 1975 criou outro personagem, o Mister No, um ex-soldado estadunidense que vive aventuras na floresta amazônica.
A sua editora mudou de nome diversas vezes, até se consagrar como Sergio Bonelli Editore. Ao longo deste caminho, ela publicou diversos personagens que se tornaram sucesso de vendas na Itália. Entre eles, Martin Mystère (que ganhou uma adaptação em desenho animado chamada Martin Mistery), Dylan Dog (que ganhou uma adaptação cinematográfica recentemente) e Nathan Never, além de continuar publicando as aventuras de Tex, dos outros personagens criados por Bonelli e de talentos descobertos por ele.
Não é exagero dizer que Bonelli é o Mauricio de Sousa da Itália e que, sem ele, os quadrinhos na terra do espaguete teriam outro rumo. Muito provavelmente, sem Bonelli, os italianos sequer teriam um mercado de quadrinhos.
Atualização: Em tempo, o Mauricio de Sousa publicou em seu perfil no twitter uma homenagem ao colega italiano. Confira a imagem na nossa galeria.