O ano era 2004. O Stratovarius, banda de metal melódico com letras pacifistas e mensagem ecológica, vinha passando por uma série de polêmicas. Coisas absurdas, como o tecladista Jens Johansson parar um show para fazer xixi em cima do guitarrista Timo Tolkki. A coisa na época realmente era absurda, e prejudicou sobremaneira o futuro do Stratovarius. Porém, a pá de cal foi provavelmente a apresentação da vocalista que substituiria Timo Kotipelto: chamada de Miss K, por motivos de SEO eu preciso colocar neste parágrafo as palavras Miss K Stratovarius.
A CANTORA MISTERIOSA
Ela foi divulgada com algumas fotos, como a que você vê acima. Em todas elas, a moça fazia cara de mau ou gestos obscenos. Nada tinha a ver com a mensagem que a banda passou nas décadas anteriores. Essas fotos foram mostradas junto com a informação de que o próximo disco da banda se chamaria Popkiller e todos os membros, com exceção de Timo Tolkki e o baixista Jari Kainulainen, seriam substituídos. É.
Pouco depois, ela estava fora da banda, e em 2005 um novo disco foi lançado com a voz de Timo Kotipelto. A única mudança de formação foi justamente a saída de Jari Kainulainen, substituído por um sujeito de nome bem colorido: Lauri Porra.
ENCONTRANDO A MISS K
Recentemente, eu me lembrei dessa história absurda, e resolvi ir atrás de mais informações. E não foi fácil. Uma busca por Miss K Stratovarius encontra quase exclusivamente notícias publicadas em sites brasileiros na época. Não ajuda o fato de que aparentemente qualquer jovem mulher com nome que começa com a letra K usou em algum momento o apelido Miss K na internet.
Mas eu sou um repórter. Não é isso que vai me impedir de encontrar informações. Após uma extensa pesquisa de alguns minutos, achei uma página da Wikipedia. Lá, descobri que o nome real da Miss K era Katriina Wiiala. Isso orientou o seguimento das minhas pesquisas.
MISS K É A KATRIINA WIIALA
Através desse nome, eu descobri a banda Musta Joutsen, onde Katriina Wiiala canta. Porém, a banda não deixa eu simplesmente incorporar o vídeo aqui. Então clique este link para ouvir o Musta Joutsen.
Essa música, chamada Kiitos viimeisestä é a mais próxima de um heavy metal das que ouvi do Musta Joutsen. A maioria de suas músicas são baladas bem leves. Eu consegui encontrar até um videoclipe, onde dá para ver bem o rosto da Katriina Wiiala. Mais velha, claro, mas reconhecível. Assista um pouco mais abaixo. O curioso é que a banda e mesmo a interpretação dela não passam nem de perto o visual “malvado” que ela mostrou no Stratovarius. Muito pelo contrário, aliás.
Se eu ouvisse o Musta Joutsen sem ser como o fruto da minha pesquisa, nunca ligaria sua cantora ao Stratovarius. Eu sempre tive a impressão que a Miss K era uma atriz ou modelo, contratada para chocar os fãs. Agora sabemos que ela era de fato uma cantora, mas todos os bastidores envolvendo sua “contratação” são um mistério. O máximo que sabemos disso é o que o próprio Timo Tolkki disse naquela entrevista exclusiva que deu ao DELFOS em 2009.
Da entrevista em questão, destaco o trecho abaixo:
“Quanto à Miss K, ela era somente uma modelo contratada pela banda ou uma cantora de verdade?
Ela é uma cantora de verdade, mas ela serviu como uma ferramenta. Do jeito que as coisas iam, tudo estava escrito, havia um roteiro em que eu e Jens trocávamos idéias. Então ela me enviou um e-mail perguntando se estávamos sem vocalista. Nós tivemos a idéia de falar com ela, e ela serviu como uma ferramenta.”
O MISTÉRIO MISS K
Isso é até o momento tudo que sei sobre a Miss K e sobre toda a novela que foi sua passagem pelo Stratovarius. Não é muito, mas acredito que nenhum outro site do mundo inteiro chegou a dar tantas informações sobre ela, ou fazer a ligação Miss K/Katriina Wiiala/Musta Joutsen. Ou pelo menos se alguém fez, não apareceu na minha pesquisa.
Justamente por isso, se você achou essas informações interessantes, agradeço muito se você puder compartilhar essa matéria e ajudar o DELFOS e nosso conteúdo a chegar a mais pessoas. Dito isso, mantenha-se delfonado, pois anda temos muito mais conteúdo bacana vindo por aí.
Saiba mais sobre essa história toda lendo nossa entrevista exclusiva com o Timo Tolkki:
Exclusiva: Revolution Renaissance / Stratovarius – Timo Tolkki – Parte 1
Exclusiva: Revolution Renaissance / Stratovarius – Timo Tolkki – Parte 2