Milk – A Voz da Igualdade

0

Calma, Corrales. Não faltam muitos oscarizáveis para essa época do inferno acabar. Aguente firme.

Leite. Taí um nome estranho para um filme. Ok, é o nome do cara cuja biografia conheceremos durante a projeção, mas ainda assim… e por que diabos as distribuidoras nacionais acham necessário colocar um subtítulo bobo quando o título original não pode ser traduzido?

Mistérios do mercado à parte, Milk, o filme, não tem absolutamente nada de misterioso. Afinal, se você quer ganhar um Oscar e não tem vontade ou conhecimento para falar sobre os horrores nazistas, o próximo caminho mais recomendável é falar sobre minorias. E como a época dos filmes sobre igualdade racial ficaram lá na época em que o Spike Lee era respeitado, o tema quente de hoje para aqueles doidos por um careca dourado é a homossexualidade.

A não ser que seja um adepto da causa homossexual, você provavelmente não deve conhecer Harvey Milk. O maninho foi o primeiro político gay a ser eleito nos EUA e, pelo que o filme dá a entender, suas campanhas foram o passo inicial para a igualdade sexual por ali, bem como pela fama mundial da cidade de São Francisco.

O filme é um típico oscarizável do subgênero cinebiografia, com a diferença que não explicita a vida inteira do nosso herói, mas foca bastante na sua ideologia e em suas conquistas políticas. Prova disso é que a história começa no aniversário de 40 anos do sujeito e termina… bem, termina quando a carreira política dele chega ao fim. E é tudo contado de forma extremamente planfetária.

Leite – O Filme, para mim, é um filme nada. É desnecessário dizer, no entanto, que, quanto mais importante a causa de Harvey Milk for para você, mais você vai gostar.

Galeria

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorAtor de How I Met Your Mother pode ser o Flash
Próximo artigoDragonforce no Brasil
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
milk-a-voz-da-igualdadePaís: EUA<br> Ano: 2008<br> Gênero: Oscarizável<br> Roteiro: Dustin Lance Black<br> Elenco: Sean Penn, Emille Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna, James Franco e Alison Pill.<br> Diretor: Gus Van Sant<br> Distribuidor: Paramount<br>