Se você já jogou online provavelmente está acostumado a ver gente utilizando palavrões durante as partidas. Principalmente em jogos de ação, FPS ou mais “adultos”, como Gears of War, Halo ou Counter Strike. Sabe como é, naquele momento de empolgação é difícil segurar um “toma essa, seu @#$%” ou um “filho da &%$#! Me matou”.
Todos sabemos que isso é feio e não deveríamos falar essas coisas. Vez ou outra passa, mas tem gente que exagera. E, nos EUA, até os zagueiros de futebol americano que estudam no colegial gostam de jogar estes jogos, inundando o mundo virtual com palavrões em tanta quantidade que, se alguém tiver coragem de analisar, poderá classificar como uma nova língua.
Para acalmar aqueles que ainda possuem bom gosto, e não querem ver seus infantes aprendendo palavras ruins enquanto jogam videogame dentro de casa, a Microsoft patenteou uma nova tecnologia que vai colocar um beep no lugar do palavrão. A notícia vem do Ars Technica. O “filtro de censura automática”, quando acionado, irá analisar o que cada jogador está dizendo e, quando detectar a palavra fuck soará o bipe, evitando que você tenha de ouvir asneira.
Pena que o sistema não seja inteligente a ponto de impedir que digam burrices ou selecione uma música bonitinha para ouvir no lugar. É provável que uma partida de Halo se torne um festival de bipes, tornando a nova funcionalidade mais irritante do que ouvir a falta de educação dos outros jogadores. Eu, com certeza, arrancaria o fone e o jogaria na parede. Então fica minha sugestão: e se, ao invés do bipe, ouvíssemos trechos da nona sinfonia de Beethoven? No caso de jogos com intenso uso de palavrões, poderíamos relaxar com uma boa música enquanto chutamos traseiros de pessoas mal-educadas. 🙂