Não é de hoje que existem rumores sobre a possibilidade da Microsoft se aventurar pelas águas dos consoles portáteis. Afinal, as duas concorrentes da empresa no mundo dos games, Sony e Nintendo, possuem plataformas móveis muitíssimo bem estabelecidas.
Segundo o executivo da Microsoft, Shane Kim, em entrevista ao site Kikizo, a questão não é “se” a Pequenomole entrará no mercado de portáteis, mas sim “quando”. Kim reafirma que a empresa pretende se tornar um grande competidor em todas as plataformas, e por isso não está ignorando os handhelds.
No entanto, essa incursão pode demorar bastante tempo. A Microsoft pôs de lado os planos de entrar no mercado portátil para se focar às inovações apresentadas na E3 deste ano. Sim, isso inclui o Projeto Natal. Como contrapartida, o executivo também deixou a entender que, quando o console portátil da Microsoft for finalmente lançado, poderá ser totalmente integrado com a Xbox Live.
Uma possibilidade é que a plataforma móvel da Pequenomole seja integrada ao Zune, também com funções de telefone celular. Desta forma, o portátil seria um concorrente direto do iPhone da Apple.