A E3 2009 prometeu e está cumprindo. Se todas as apresentações continuarem no mesmo nível do que a Microsoft apresentou hoje, será a maior E3 de todos os tempos, sem sombra de dúvidas.
Mas o que a Microsoft fez de tão importante? Bem… Lembram-se dos rumores de que ela iria apresentar um sistema de captura de movimentos que dispensaria controles, contando apenas com uma câmera? Ela mostrou, mas não apenas isso. Entra o Project Natal.
O Project Natal reconhece todos os movimentos do jogador, reproduzindo-os fielmente na tela, em real time. Não é como o Wiimote, onde existem alguns movimentos pré-definidos que você precisa reproduzir para acionar um comando, tudo é feito na hora. Se você se agacha só um pouco, seu avatar agacha só um pouco também. Se você pula com uma mão pra cima, a outra pra baixo e com o calcanhar nas nádegas, ele reproduz. É simplesmente fantástico.
Além disso, o Project Natal pode reconhecer e tirar fotos de objetos que você queira marcar e utilizar em seus jogos, tornando a experiência mais interativa. Se você tem um skate, poderá copiá-lo digitalmente para dentro do seu jogo, por exemplo. Isso não se limitaria apenas aos jogos, mas até mesmo o Dashboard aceitaria os movimentos: você poderá movimentar-se entre as abas utilizando movimentos das mãos, ao estilo Minority Report.
No entanto, essa não é a principal inovação. É o começo dela.
O Project Natal também inclui reconhecimento de voz e reconhecimento facial. No vídeo, pudemos ver uma mulher conversando naturalmente com um personagem no videogame, desenvolvido pela equipe de Peter Molyneaux, criador de Fable.
O personagem fazia comentários sobre as falas da mulher, sugeria ações e olhava para onde quer que ela se movimentasse. Em um determinado momento, ela fez um desenho no papel, entregou à câmera, que então escaneou o desenho e entregou para o personagem analisar. E assim ele o fez. E tudo rapidão, como se ela simplesmente tivesse passado o papel para a mão dele. Confira abaixo, o vídeo.
A equipe de Molyneaux trabalhou nesse demo por apenas alguns meses, o que nos faz pensar: o que ele teria feito com dois ou três anos, tempo médio para se fazer um jogo blockbuster?
Não é difícil imaginar que logo surjam filmes que possam modificar o final conforme a reação do expectador. Já pensou como seria Psicose se a mocinha pudesse ouvir você gritando “olhe para trás“, na fatídica cena do banheiro? A presença e elogios de Steven Spielberg durante a conferência só mostram que isso não está tão longe de acontecer. Spielberg se disse ansioso para trabalhar na nova tecnologia.
Só há uma palavra para descrever o que vimos hoje na E3: futuro. A Nintendo e a Sony terão de se esforçar muito amanhã para nos surpreender depois da apresentação da Microsoft. Mantenha-se delfonado.