A Microsoft voltou atrás em mais uma de suas polêmicas acerca do Xbox One e anunciou que agora qualquer desenvolvedora pode lançar um game por conta própria, sem precisar de uma distribuidora, o que facilita, e muito, a vida das desenvolvedoras independentes.
Além disso, foi divulgado que qualquer unidade do Xbox One poderá funcionar como uma “unidade de debug” (método que permite que os testes encontrem erros em um software).
“Nossa visão é de que qualquer pessoa possa ser um criador. Que qualquer Xbox One possa ser usado para o desenvolvimento”, disse o vice-presidente da Microsoft, Marc Whitten. “Que cada jogo e cada experiência possa tirar vantagem de todos os recursos do Xbox One e da Xbox Live. Isto significa auto-publicação. Isto significa Kinect, a nuvem, achievements. Isto significa uma grande descobertas na Live. Nós teremos mais detalhes sobre o programa e sua timeline durante a Gamescom em agosto”.
Isto significa que a Microsoft finalmente está entendendo o quanto restringir o console tanto aos gamers quanto aos desenvolvedores, mesmo os independentes, pode ser prejudicial.
Whitten ainda explicou ao Kotaku que, para começar a desenvolver para o Xbox One, basta entrar no site da Microsoft e se cadastrar como um desenvolvedor para permitir que seu console funcione como um devkit, Depois de cadastrado, você poderá baixar o devkit, editar o código fonte no seu PC e transferi-lo para o Xbox One.
Esta funcionalidade, porém, não estará disponível no lançamento do console e será adicionada apenas mais tarde, mas a Microsoft não divulgou nenhuma data. Ainda assim, é um projeto bem legal, não acha, delfonauta?
Mantenha-se delfonado para mais notícias sobre fabricantes de console que criam restrições para seus produtos só para removê-las meses depois.