Antes de escrever esse texto, eu já tenho uma certeza: vai dar confusão. Acompanhe a matéria e você vai entender.
O site NME divulgou recentemente uma lista apontando os 10 melhores frontmen da história do “metal”.
Vamos à lista e depois para as explicações.
1º – Ronnie James Dio (Black Sabbath, Dio, Heaven & Hell, Rainbow, Elf)
2º – Mike Patton (Faith No More, Mr Bungle, Fantômas, Tomahawk, Lovage, Peeping Tom)
3º – Bruce Dickinson (Iron Maiden)
4º – Rob Halford (Judas Priest)
5º – Ozzy Osbourne (Black Sabbath)
6º – Axl Rose (Guns N’ Roses)
7º – Corey Taylor (Slipknot, Stone Sour)
8º – Phil Anselmo (Pantera, Down)
9º – James Hetfield (Metallica)
10º – Alice Cooper (Alice Cooper)
Percebeu as aspas na palavra metal, lá no segundo parágrafo? É aí que está a questão. A lista tem nomes do metal? Sim, e bastante. Mas alguns nomes não se encaixam no metal.
O site justificou a lista dizendo que levou em conta a voz marcante do vocalista, estilo, performance e toda a essência do cara na música. A banda que acompanha o músico em sua carreira também foi levada em conta. Dá para aceitar a justificativa?
Bom, eu vou aproveitar a lista e dar a minha opinião. Fique à vontade para contestá-la e/ou fazer a sua nos comentários.
Vamos lá:
– Acho que Ronnie James Dio é quase uma unanimidade aqui no DELFOS. Sinceramente ele não entraria nem no meu top 10. Antes de fazerem pipi na minha foto e pedirem para eu me retirar do hall, lembrem-se de que quem escreve essa notícia é um fã de música alternativa.
– Minha primeira posição seria para o Mike Patton, de quem sou um grande fã. Sua habilidade e seus diversos projetos o colocariam no topo facilmente.
– Colocaria nessa lista Sebastian Bach, ex-Skid Row.
– Achei bem legal terem lembrado do Corey Taylor. Descobri o verdadeiro potencial do cara depois que comecei a ouvir Stone Sour. É bem interessante ver a sua versatilidade, indo dos berros no Slipknot aos vocais sensacionais no Stone Sour.
– Axl Rose. Eu sei que muita gente está se perguntando como ele veio parar aqui na lista. Para colocar Axl na parada, o NME levou em consideração o passado do vocalista. E se pensarmos como eles, realmente ele merece a posição. Mas se formos levar em consideração o presente, Axl cai fora da lista rapidinho.
– Eu gosto do Phil Anselmo e tiraria o Bruce Dickinson da lista também.
E acho que é só.
Comente, faça a sua lista, delfonauta!