Horas Decisivas

0

Não há nada como o mar, certo, delfonauta? A brisa marinha, o agradável vai e vem das ondas e a sempre existente possibilidade de se vislumbrar o Aquaman cavalgando um cavalo marinho gigante. Porém, quando acontece uma tempestade e o mar fica agitado, as coisas mudam de figura e a terra firme vira um paraíso.

Obviamente, este é o tema de Horas Decisivas, longa baseado em fatos reais que conta uma ousada história de salvamento no mar. Na costa dos EUA na década de 1950, rola uma grande tempestade, mas tão grande, que um navio petroleiro em alto mar se parte ao meio.

Enquanto o irmão do Ben Affleck tenta fazer a metade de trás do navio continuar boiando, o capitão Kirk, agora membro da Guarda Costeira, irá tentar localizar a embarcação para efetuar o resgate da tripulação. Isso dentro de um barquinho minúsculo contra ondas gigantescas.

Temos aqui um misto de aventura e ação com a maior cara de matinê. É para todas as idades, é bonitinho, porém ordinário. O roteiro é bem padrão, podendo-se adivinhar tudo que vai acontecer com a maior facilidade. Também abusa do melodrama em vários momentos, principalmente no uso da trilha sonora sacarinada.

E mesmo assim até que é divertidinho. As cenas do barquinho da Guarda Costeira enfrentando as gigantescas ondas caem muito bem na tela grande do cinema e até o Casey Affleck e sua tripulação tentando encontrar um meio de manobrar apenas a traseira de um navio funcionam razoavelmente bem.

Você com certeza já viu esse tipo de história de gente tentando sobreviver ao mar revolto antes. Assim de cabeça posso citar Mar em Fúria e O Destino do Poseidon. Titanic não conta, afinal, a culpa foi de um iceberg. Seja como for, mesmo não sendo novidade, o longa conseguiu me entreter e é isso que importa no fim das contas.

Dessa forma, se você não se importa em ver um filme sem novidades, muito parecido com outros que você certamente já deve ter assistido antes, e o qual você vai esquecer assim que as luzes se acenderem, Horas Decisivas até que serve como um programa inofensivo para toda a família num fim de semana à tarde.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorBoneco do Mal
Próximo artigoO Quarto de Jack
Carlos Cyrino
Formado em cinema (FAAP) e jornalismo (PUC-SP), também é escritor com um romance publicado (Espaços Desabitados, 2010) e muitos outros na gaveta esperando pela luz do dia. Além disso, trabalha com audiovisual. Adora filmes, HQs, livros e rock da vertente mais alternativa. Fez parte do DELFOS de 2005 a 2019.
horas-decisivasPaís: EUA<br> Ano: 2016<br> Gênero: Ação<br> Duração: 117 minutos<br> Roteiro: Scott Silver, Paul Tamasy e Eric Johnson<br> Elenco: Chris Pine, Holliday Grainger, Eric Bana, Ben Foster, Casey Affleck e Kyle Gallner.<br> Diretor: Craig Gillespie<br> Distribuidor: Disney<br>