Caveira Vermelha é o principal inimigo do Capitão América. O cara tem os dois pés bem fincados no nazismo e vem causando problemas para o Capitão e para todo o universo Marvel há bastante tempo.
O escritor Mark Waid aproveitou a origem conturbada do personagem e escreveu, em 1999, uma versão dela contada através da mente maluca do cara. Waid fez uma história polêmica e teve todo o cuidado para que ela fosse aprovada pelas pessoas certas na editora.
Mas algum tremendão da Marvel resolveu de última hora, quando a história já estava para ser impressa, mudar o roteiro e desenhos, pois achou que ela iria causar uma polêmica muito grande para a editora. Outro roteirista e outro desenhista foram chamados às pressas e alteraram a história em pontos chaves. Tudo sem avisarem Waid. Uma baita sacaganem, não acha, delfonauta?
Agora, depois de todo esse tempo, a Marvel vai relançar a história. Ela fará parte de Captain America: Red Glare, uma coletânea de histórias que vai abranger a fase de Waid com o herói. A Marvel garante que o roteiro original será respeitado, assim como a arte de Andy Kubert. Duas páginas que foram retiradas da edição original estarão em Red Glare.
Mark Waid está feliz com a decisão da Casa das Idéias e em entrevista ao site CBR, ele disse que na época, em 1999, não ficou irritado com a decisão de censura da Marvel, pois entende que eles queriam zelar pela imagem do personagem. Ele só ficou irritado com a mudança de última hora. Mas já passou, agora ele está bem calmo.
Bom, tal polêmica só vai servir para vender mais revista. Mas quem liga para isso? O que eu quero são boas histórias e essa me parece bem interessante. Vou encomendar a minha!