Faz mais de um ano desde que Shrek Para Sempre 3D chegou aos cinemas. Para os órfãos da franquia, Gato de Botas pode preencher o vazio deixado pelo fim dos filmes do ogro verde, certo? Não exatamente, mas sem dúvida temos um filme bem divertido para o final do ano.
O Gato de Botas é um cafajeste fofo e fora da lei que cometeu algum erro no passado e agora precisa se redimir. Como fazer isso? Com muita grana, que ele poderá conseguir se plantar os feijões mágicos de João e roubar ovos de ouro do castelo do gigante. Hein? Sim, assim como nos filmes do Shrek, a trama principal é uma “bagunça” de contos de fada famosos. Na aventura, ele é acompanhado do amigo ovo Humpty (o cara é um ovo mesmo, sério) e de uma gata, chamada Kitty (a-há!).
Ficou claro durante a projeção que uma das preocupações principais neste longa foi desenvolver o personagem Gato de Botas, já que ele era um coadjuvante em Shrek, e não sabíamos coisa alguma sobre seu passado. A narrativa está focada na relação do Gato com os outros personagens, seus sentimentos e coisas do tipo, e aí vem o maior problema do filme: ele é óbvio demais.
Logo no começo, o Gato de Botas resolve contar à gata Kitty os motivos pelos quais perdeu a amizade com o Ovo, em um enorme flashback. Sem brincadeira, nesta parte eu já deduzi o que iria acontecer na maior parte do longa, inclusive na cena seguinte, com a Kitty (assista que você vai entender). O filme também é voltado às crianças e, não à toa, lição de amizade é a lei aqui, e pelo menos três cenas mostram desentendimentos entre os personagens.
O tom da resenha pode até parecer negativo, mas o filme está longe de ser ruim. As animações e direção de arte são ótimas; o quesito fofura está em um nível muito alto. Não adianta, continuo a ficar impressionado com animações: dá muito trabalho para deixar tudo neste nível e dá para sentir o carinho que os criadores tiveram com cada personagem, com cada detalhe.
O filme gera várias boas risadas do começo ao fim. Não achei o humor muito parecido com Shrek, apesar das semelhanças entre os filmes. Na franquia do ogro verde, a coisa era mais exagerada e nonsense, como nas expressões e animações engraçadas dos personagens humanos, por exemplo. Aqui tudo é mais delicado, fofo, bonitinho, como quando o Gato de Botas bebe leite, por exemplo.
O press-release que recebemos diz que Gato de Botas foi planejado desde o começo para ser feito em 3D e a impressão que fica é essa mesmo. Porém, poucas cenas saltaram aos olhos como em Megamente, também da Dreamworks. Sinceramente, não ligo muito para 3D, mas se fosse para escolher neste caso, ficaria com a versão que precisa do óculos (eu já preciso de óculos, então tive que usar dois durante a projeção).
Se você é fã de animações e coisas fofas, vá sem medo, porque o Gato de Botas vai te divertir. Está longe dos melhores trabalhos da Dreamworks, como o já citado Megamente, mas é uma boa forma de entretenimento no seu curto tempo de duração.
Curiosidades ou “Tirando sarro do Corrales por ele ter ido ver o filme uma semana antes”:
– Quando o Corrales enviou o convite para a cabine deste filme, ele disse que já havia escrito um texto sobre o longa. “Mas que diabos”, pensei, “então ele viu o filme sem o 3D, é isso?”. Depois eu li o texto que ele havia me mandado, Gato de Botas – Tentativa 1. Hahahaha!
– Texto esse, aliás, que foi de grande ajuda para que eu chegasse ao Shopping Eldorado são e salvo, pois é um guia prático com todas as coordenadas do metrô Consolação até o local, incluindo dados precisos de quanto tempo o nosso ditador gastou de uma estação à outra. Talvez seja esta a maior qualidade do Corrales: ele tem essa vontade enorme de ajudar o próximo, muitas vezes passando por grandes durezas, tudo para facilitar nossas vidas de delfianos. Se hoje eu sei como chegar ao Eldorado, sem dúvida é graças ao nosso querido ditador.
– Sobre esse shopping, alguém me diz onde tem banheiro naquele lugar? Encontrei apenas um no terceiro andar, que estava trancado quando cheguei. Nessas horas eu fico grato por poder mandar o cérebro cancelar a ordem de urinar quando necessário.
– Ao fim da sessão, recebemos caixinhas do Mc Lanche Feliz com um bonequinho de um dos personagens do filme. Tirei o Gato de Botas adulto e vou colocá-lo ao lado do Chewbacca. Já o Corrales tirou o Gato de Botas bebê com a expressão que fez você clicar nesta matéria e vai fazer muito sucesso com mulheres. Sim, é a segunda vez que usamos essa imagem do gato, mas queremos audiência fácil e garantida. Toda mulher gosta de um cafajeste fofo. =D