Uma coisa irritante de todo o primeiro filme de um super-herói é o tempo imenso que se gasta contando a sua origem. Ainda mais porque esse tipo de história segue um roteiro bem clichê: o herói vive uma vida normal até que um fato extraordinário acontece, dando-lhe poderes. Ele fica empolgado ou assustado no começo até que um dos seus queridos passa por uma situação perigosa e ele finalmente compreende a sua importância para a humanidade e como pode ajudar aqueles ao seu redor. Sério, creio que com algumas modificações, cobri a origem de 99% dos heróis dos quadrinhos.
É por isso que recebo com felicidade a informação que Ryan Reynolds, o Lanterna Verde do cinema, revelou sobre o filme no Splash Page. Segundo ele, o longa não vai seguir este clichê: “É uma história de origem até certo ponto, mas não é do tipo muito trabalhado, onde o filme realmente começa no terceiro ato. O filme começará onde ele começa. Nós descobrimos que Hal é o cara bem no comecinho, e a aventura começa daí“.
No entanto, fica a dúvida se o Lanterna Verde é o melhor tipo de herói para fugir do padrão. Digo isso porque o personagem não é tão conhecido daqueles que não acompanham os quadrinhos e que não sabem patavinas da sua história. Não é como o Superman, por exemplo. Além disso, um filme sobre o Lanterna Verde é muito mais sobre Hal Jordan do que sobre o herói, o anel ou a tropa. E, para entender melhor porque Hal foi escolhido, creio que seria necessário mostrar grande parte da sua vida antes de assumir o anel.
É claro que posso estar equivocado. Green Lantern: First Flight teve uma origem bem curta e tudo foi explicado bem no começo, dando início ao filme logo em seguida. E tudo muito bem feito.
Lanterna Verde estreia dia 17 de junho de 2011 nos EUA.