A novela El Hobbit ainda não acabou de fato, mas hoje felizmente temos um episódio com final feliz: Peter Jackson, o quase-diretor da película, acaba de oficializar quem será o novo Bilbo Bolseiro nas telonas!
E ele é: Martin Freeman, aka o cara simpático aí da foto. Figura pouco conhecida nos cinemas, pode ser que você já o tenha visto na versão inglesa do seriado The Office. Ele foi também o Arthur Dent no filme do Guia do Mochileiro das Galáxias.
E o cara está com moral, minha gente! Além de ser o escolhido para ser o novo portador do Anel, Freeman recebeu fervorosos elogios do titio Jackson, saca só: “há algumas poucas vezes em que você encontra um ator e sabe que ele nasceu para determinado papel. Este foi o caso assim que eu conheci Martin. Ele é inteligente, engraçado, surpreendente e corajoso, exatamente como Bilbo deve ser, e eu fico muito orgulhoso em poder anunciar que ele é o nosso Hobbit.
Hum, quantos elogios, hein? Acho que rolou um teste do sofá aí nessa história! =D
Ahem… além do Bilbo, o Hollywood Reporter nos conta que Jackson já escalou boa parte do elenco que interpretará os anões que contratam os serviços do Sr. Bolseiro.
São eles: Richard Armitage, no papel de Thorin Escudo-de-Carvalho. Os sobrinhos dele, Kili e Fili serão vividos respectivamente por Aidan Turner e Rob Kazinsky. O anão Dwalin será interpretado por Graham McTavish.
Peter Hambleton será Gloin. Como você deveria saber, Gloin é o pai do tremendinho (rá!) Gimli. O irmão de Gloin, Oin, será interpretado por John Callen. Já Bombur, aquele anão gordo e burro, será vivido por Stephen Hunter.
Finalmente, Mark Hadlow dará vida ao anão marombado Dori, aquele que carrega o Bilbo nas costas quando ele tem uma crise de frescurite.
Considerando que são 13 anões na companhia, faltam apenas cinco nomes para fechar o time.
Por fim, o Deadline nos conta que Stephen Fry, Saoirse Ronan e Aidan Turner podem integrar o elenco. Além disso, Bill Nighy deve emprestar sua voz para o legalzudo dragão Smaug, que por questões contratuais, infelizmente não será vivido pelo nosso querido mascote Alfredo.
Boatos dizem que, embora o Alfredo fosse a primeira opção, a Warner se negou a pagar o valor que o nosso dragãozinho vermelho favorito pediu, e ficou ainda mais irritada quando seu representante voltou para Hollywood com o traseiro chamuscado.
Bom, mas como nenhum destes atores – com exceção do Alfredo – é assim uma figurinha tão famosa no álbum hollywoodiano, eu te dou uma colher de chá: você pode ver fotos de todos os caras supracitados clicando aqui.
Rá! =D
Em outra notícia relacionada, aquela treta com os sindicatos de atores neo-zelandeses que a gente te contou aqui acabou. Os sindicatos voltaram atrás, e pararam de boicotar o filme.
Eba, então agora está tudo certo? Não exatamente.
O fim do boicote não serviu para aplacar a ira dos produtores Peter Jackson e Frank Walsh, que soltaram um comunicado deveras espinhoso sobre o assunto:
Tirar O Hobbit da lista negra não vai ajudar a produção dos filmes a permanecer na Nova Zelândia. O dano à nossa indústria foi causado pela New Zealand Actors Equity. Eles não parecem se importar com as repercussões de seus atos, nem estão preparados para assumir a responsabilidade por decisões tomadas em seu nome.
“Na semana que vem, a Warner Bros vem para a Nova Zelândia fazer os preparativos para mudar a produção para outro país. Pelo visto não somos capazes de fazer filmes no nosso próprio país, mesmo quando incentivos substanciais estão disponíveis. A ação injustificada da New Zealand Actors Equity contra O Hobbit minou a confiança que a Warner Bros tinha na Nova Zelândia como um ambiente estável, e agora estão – com razão – preocupados com a segurança do seu investimento de 500 milhões de dólares.
Ouch! Tomar esporro do Peter Jackson para todo mundo ver deve ser tenso, hein? Eu é que não queria fazer parte do New Zealand Actors Equity numa hora dessas!
Enfim, eu duvido que a produção vá mesmo deixar a Nova Zelândia, mas se isso rolar de fato, aí sim o bagulho empaca de vez. O condado já está quase pronto por lá, e mudar tudo custaria tempo e dinheiro, coisas que a Warner não deve estar disposta a jogar fora.
Ainda que não oficializadas definitivamente, as filmagens devem começar no início do ano que vem. Isso se a novela não tiver nenhum capítulo especial escondido.