E3 2012: Resumão da coletiva da Microsoft

0

Acabou há pouco a coletiva da Microsoft, que teve a honra de abrir a E3 2012. E, a julgar por ela, a E3 deste ano será mais fria que Curitiba no inverno.

No começo tivemos trailers e cenas de gameplays de alguns jogos que de novidade não têm nada, como Fifa 13, Madden 13, Halo 4 e Gears of War: Judgement.

O mais legal neste início foi o trailer de Fable: The Journey, mas isso porque o trailer promete que o jogador poderá usar o Kinect para dar fuckin’ hadoukens! Taí, isso é tudo que eu queria de um videogame desde 1992!

Depois disso a Microsoft esqueceu um pouco os games e começou a falar da integração do Xbox 360 com serviços como o Netflix. Também prometeu que você poderá controlar o Kinect na sua língua natal não interessa onde more, e para isso fez uma demonstração em espanhol mexicano.

Daí rolou um tal de Nike Trainer, que pareceu a versão para Kinect do Wii Fit.

Aí veio a parte mais interessante da coletiva: um tal de Smartglass. Trata-se de uma nova funcionalidade que vai transformar os gadgets que você já tem em casa, como smartphones ou tablets em controles remotos. Isso poderá ser usado para games. Adivinha o que isso lembrou? O Wii U, obviamente! Como sempre, a Nintendo inova e as outras aparecem no ano seguinte falando “eu também”.

A parte legal, no entanto, foi que o Smartglass poderá ser usado para acessar a internet. Pois é, amiguinho: o Internet Explorer vai chegar no seu Xbox 360. Mas pelo que eles mostraram, não será aquela coisa tosca que você tem no PS3 e no Wii. Eles prometeram a internet adaptada para a TV.

Isso significa que os controles serão específicos e mais funcionais. Você pode navegar via voz, caso tenha o Kinect, ou então poderá usar seu smartphone ou tablet como um controle remoto. Isso estará disponível no outono do hemisfério norte.

Voltando aos games, tivemos um belo trailer do novo Tomb Raider. Belo literalmente, pois o jogo está bonitão. Porém, ele parece bem mais ágil e cinematográfico do que o tradicional para a série. É engraçado como Uncharted surgiu querendo ser Tomb Raider e agora Tomb Raider quer ser Uncharted. Eles ainda prometeram que o primeiro DLC de Tomb Raider vai sair antes para Xbox 360. Quem se importa?

Aí veio Ascend New Gods, o trailer mais legal da apresentação. Parece um Shadow of the Colossus next-gen, e foi a única nova IP que me deixou empolgado. Teve também um outro trailer bonitinho de Matter, que visualmente parece uma mistura de Portal com Tron.

E chega de novidade, pois é hora de Resident Evil 6. Gráficos belíssimos, e aparentemente está bem mais ágil e menos truncado do que os anteriores. Isso é ótimo, já que a jogabilidade estava deveras datada no Resident Evil 5.

South Park: The Stick of Truth foi apresentado pelos criadores da série, Trey Parker e Matt Stone. O jogo parece engraçado, mas eu não boto muita fé que vai ser legal, dada a história da série. A dupla de criadores foi divertida, mas não falou muito sobre o jogo, que sai em cinco de março de 2013.

Aí rolou Dance Central 3, mostrado de maneira pouco ortodoxa: com um show do Usher. Me chame de antiquado, mas eu sou dos caras estranhos que esperava ver videogames em uma feira de videogames. 😛

O show terminou com um gameplay bem longo de Call of Duty: Black Ops 2, que mostrou belos gráficos, mas nenhuma novidade. O jogo continua marrom, laranja e azul. Até o shopping é marrom. Será que a desenvolvedora não conhece outras cores? Tipo vermelho, e tal?

No final das contas, foi uma coletiva morna e sem novidades realmente empolgantes. Até cheguei a twittar o seguinte diálogo imaginário: “O que você lembra da coletiva da Microsoft?” “Helicópteros explodindo, cara. Vários deles!”, ao que o delfonauta @MinatoHikari respondeu: “E um tal de Usher dançando… ah, e a Nike!” “Tem certeza que isso foi a coletiva da Microsoft?”. E foi bem por aí. Uma coletiva de videogames que mal parece de videogames.

Assim que os trailers forem popando online, vamos fazendo um apanhado deles por aqui, então mantenha-se delfonado, pois a E3 está apenas começando.