Eu odeio relançamentos. Não tenho tantos problemas quanto outras pessoas quando penso na arte como produto, mas o “relançamento da arte” é algo que beira o ridículo. E o pior é que muitas pessoas, onde me incluo, acabam gastando dinheiro novamente comprando um produto repetido para ter um ou outro bônus.
Isso não é tão grave quando o relançamento inclui dezenas de coisas novas, algo como um DVD de brinde, um CD-extra ou algo do tipo, mas essas Deluxe Editions da Nuclear Blast chegam a ser ofensivas. O lado bom disso é que dificilmente alguém que não é muito fã da banda vai gastar seu suado dinheirinho comprando novamente um disco que já tem.
O álbum Spiritual Black Dimensions do Dimmu Borgir é um clássico do que convencionou-se chamar de Black Metal Melódico. Traz algumas das grandes músicas do gênero, como a famosa Insight and the Catharsis. Mas o assunto aqui não é o álbum em si, mas seu material bônus.
Essa “edição de luxo” traz de brinde uma faixa bônus (pois é, só uma), Masses for the New Messiah. A música, embora não seja ruim, não reflete o brilho do restante do disco. Além dela, o relançamento traz uma seção multimídia com uma galeria de fotos, letras, papéis de parede, protetores de tela e skins de Winamp. Nada muito interessante, como você pode perceber.
A Deluxe Edition de Spiritual Black Dimensions é uma das mais pobres já lançadas e isso deve se refletir nas vendas. Recomendável apenas para os que não têm o disco original (aliás, aí é bem recomendável, dada a qualidade dele) ou para aqueles que fazem questão de ter todas as músicas da banda em CD. Para os que já têm o disco, não pensem duas vezes e guardem seu rico dinheirinho para comprar o próximo álbum do Dimmu Borgir.
PS: Só para deixar claro, a nota nesta matéria se refere apenas ao material adicional, não ao disco em si.