Debi & Lóide 2

0

Em quem uma continuação de Debi & Lóide seria focada? Esta era a dúvida que não queria calar na minha cabeça quando eu me dirigia para esta cabine. Admito, quando o filme de 1994 saiu, ele me matou de rir e me fez virar fã do Jim Carrey.

Mas eu cresci. Hoje meu humor é mais refinado. Enquanto isso, as carreiras de Jim Carrey e Jeff Daniels deram viradas surpreendentes. O primeiro começou a fazer porcaria atrás de porcaria (acredito que a última resenha positiva de um filme estrelado por ele aqui no DELFOS é Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, que é de 10 anos atrás). Já Daniels teve o papel de sua vida no âncora da excelente série de TV The Newsroom, um personagem tão bom que me fez pensar por que diabos ele aceitou voltar ao personagem Debi. Os diretores também vêm de uma sequência bem grande de comédias sem graça, então da parte deles faz sentido tentar reviver as glórias passadas.

E se eu, que fui um grande fã do filme no seu lançamento, não estou nem aí para esta continuação tardia, quem estaria? Com certeza não seriam os adolescentes de hoje, pois para eles é a continuação de um filme pré-histórico. Tudo indicava que vinha uma bomba por aí. Curiosamente, não foi o caso.

EU PRECISO DE UM RIM

Aqui revemos os imaturos amigos Debi e Lóide 20 anos depois. Ao se reencontrarem, Debi revela uma notícia chocante. Ele precisa de um rim. Começa aí uma aventura para encontrar algum parente de sangue de Debi, e quando ele descobre que teve uma filha, esta se torna sua maior esperança de receber o órgão. Obviamente, para chegar até a lindíssima moçoila (Rachel Melvin), eles se envolverão em altas confusões e farão muitas caretas.

Pois é, delfonauta, se o que estava faltando na sua vida era ver o Jim Carrey fazendo novamente as caretas engraçadas que lhe deram fama, aqui você estará bem servido. Seu parceiro Jeff Daniels não fica atrás e é surpreendente ver o inteligente Will McAvoy fazendo tantas patetadas.

O humor do filme é extraído da falta de inteligência de seus protagonistas e suas lógicas muito peculiares. A hora que o Lóide atende uma ligação do Debi sem entender nada, por exemplo, é impagável.

Admito, meu amigo. Eu ri. Não gargalhei, mas ri e me diverti na sessão bem mais do que eu imaginava que aconteceria. E também é bem curioso ver novamente estes dois atores, que tomaram rumos tão distintos em suas carreiras, voltando aos personagens que dão nome ao filme.

Nem todas as piadas são certeiras, no entanto. Como não poderia deixar de ser, tem um monte de piadas envolvendo puns e outros fluidos corporais, e convenhamos, eu também não fazia questão de ver a bunda do Jeff Daniels tantas vezes.

Debi & Lóide 2 não é nenhuma maravilha, mas é bem divertido e uma continuação tardia digna para o sucesso de 1994. Provavelmente, se esta continuação tivesse saído em 1996, eu teria gostado tanto quanto do primeiro. Mas hoje eu sou um velho chato e barbudo, por isso ele leva 3,5 Alfredos. Ou seja, é recomendado e a melhor coisa que o Jim Carrey fez em 10 anos, mas não vai mudar a história da comédia, nem da sua vida.

CURIOSIDADE:

– Na verdade esta é a segunda continuação de Debi & Lóide. A primeira, chamada Debi & Lóide – Quando Harry Conheceu Lóide foi lançada em 2003. E pois é, parece que neste filme mantiveram o nome original do Debi, Harry.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorExclusiva: Detonator e as Musas do Metal – Bruno Sutter
Próximo artigoWeezer – Everything Will Be Alright in the End
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
debi-loide-2País: EUA<br> Ano: 2014<br> Gênero: Comédia<br> Duração: 110 minutos<br> Roteiro: Sean Anders, Mike Cerrone, John Morris, Bennett Yellin, Bobby Farrelly e Peter Farrelly<br> Elenco: Jim Carrey, Jeff Daniels, Laurie Holden e Kathleen Turner.<br> Diretor: Bobby Farrelly e Peter Farrelly<br> Distribuidor: Imagem<br>