Quem nasceu em um mundo que já tinha internet provavelmente não consegue entender como informação era valiosa antes. Sei que é difícil imaginar um mundo sem o DELFOS, mas acredite, isso já existiu. E gerava lendas que muitos não sabiam se eram ou não verdade. Uma das mais populares na minha vida foi sobre O Último Episódio do desenho Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons).

Todo mundo achava absurdo como aqueles moleques chegavam perto de voltar para casa e, normalmente por causa da Uni, nunca conseguiam de fato. Daí começaram a dizer que existia um último episódio, um que os mostraria voltando para casa. Hoje uma rápida busca deixa claro que este episódio nunca existiu e a série foi cancelada sem encerrar sua história. Mas nos anos 90, tinha uns mentirosos que juravam de pés juntos que já tinham assistido.

CRÍTICA O ÚLTIMO EPISÓDIO

Erik é um desses mentirosos. Para impressionar a menina bonita da escola, ele diz para ela que tem uma fita com O Último Episódio do desenho em casa. Ela pede para ver, e a partir daí ele começa a enrolá-la para tentar sair bem da encrenca em que se meteu.

Eu costumo criticar os filmes nacionais porque não me identifico com eles. Mas a identificação é justamente a força de O Último Episódio. Ele tem o maior gostinho de infância, pelo menos para quem viveu a época. É claro, esta não é uma história sobre o desenho Caverna do Dragão. Este é apenas o pano de fundo para uma tradicional história sobre amizade, crescimento e as dificuldades da vida. Tudo embalado em um delicioso gostinho de anos 90.

O EPISÓDIO MALUQUINHO

O Último Episódio, Delfos, Caverna do Dragão

Pela proposta, achei que O Último Episódio lembraria O Menino Maluquinho, e estava certo. Ele tem a mesma energia, a mesma mensagem, e a mesma mágica do clássico livro do Ziraldo. Apesar de toda sua história acontecer por causa de uma mentira contada para uma menina que o protagonista mal conhece, o foco é mesmo na amizade dele com seus amigos. E essas crianças transbordam carisma. Tanto quando fazem besteiras comuns na infância e adolescência quanto nos momentos tristes.

Também quero elogiar as atuações, que estão muito além do que costumamos ver em filmes brasileiros. Este tem sido um elogio comum que faço a filmes tupiniquins, e fico feliz com isso, uma vez que atuação ruim sempre foi algo que impedia nosso cinema de ser especial. Estamos no caminho certo para resolver este problema, e isso me deixa estático.

Com uma história identificável, personagens bem escritos e ótimas interpretações, O Último Episódio é um filme realmente especial. E acaba ficando ainda mais especial quando revela, no final, que o título não se refere a Caverna do Dragão. Pode assistir sem medo, recomendação delfiana forte!