Criadores de gibi chamam Iron Maiden pro pau!

0

Você leu aqui ontem que, naquela que é provavelmente a atitude mais estúpida da carreira da banda, o Iron Maiden está processando o gibi Iron and the Maiden.

Pois o bicho vai pegar, pois um porta-voz representando Jason Rubin, o criador do gibi, mandou um comunicado ao Blabbermouth abordando o assunto. Se liga:

“A equipe legal do Iron and the Maiden acredita que este caso não tem mérito. É ultrajante alegar posse do conhecido termo Iron Maiden, um instrumento medieval de tortura que já existia séculos antes do Rock and Roll e faz parte da cultura e lendas mundiais.”

Em outras palavras, mais ou menos o que eu disse na notícia supralinkada. Acho que vou virar advogado. Ou, em linguagem de gente: “Aí, mano, não tenho medo d’ocê! Vem pro pau!”.

E reitero meu apoio completo ao gibi. O Iron Maiden (banda) está agindo de forma desonesta. Não sou contra os caras ganharem dinheiro por propriedade intelectual, muito pelo contrário, aliás. Mas se você quer ser dono de um termo, pelo menos crie o dito-cujo, não use algo que existe há tanto tempo que já até entrou para o inconsciente coletivo. Se o público do Heavy Metal fosse menos radical e apressado ao defender seus ídolos, tenho certeza que ficariam tão decepcionados com a atitude da banda quanto eu. Mas claro, a patota do Steve Harris sabe que não são, e por isso podem agir dessa forma ultrajante sem medo de perder fãs.

Aliás, lembro um outro exemplo: o termo “Law and order” também é amplamente conhecido. Tem a série de TV, tem uma dupla de super-heróis e acredito que várias outras coisas. De novo, é um termo comum na língua inglesa, então a série não pode processar os heróis ou vice-versa.

Se o Iron Maiden ganhar esse caso, eu vou imediatamente registrar as frases “você tem o direito de ficar calado”, “tudo que disser será usado contra você” e qualquer outro termo de domínio público que conseguir pensar. Além disso, estou recrutando músicos para formar a banda Grande Arquiteto do Universo, cujo nome já registrei. Daí lançamos um disco e processamos a maçonaria e todas as outras filosofias que usam esse termo. Dinheiro fácil, mano! =)

E, sim, eu estou sendo irônico, para os delfonautas Sheldons que não percebem isso. 😛

Galeria