Sendo um dos personagens mais famosos da cultura pop, o Batman já teve sua cota de filmes não oficiais produzidos por fãs, os chamados fanfilms. Nós mesmos já falamos sobre um dos mais famosos deles nos primórdios do DELFOS, Batman: Dead End.
Eis que chegou aqui na redação um email de divulgação interessante, atentando para a existência de um fanfilm brasileiro sobre o Homem-Morcego. Não bastasse esse fato, que já chama a atenção por si só, ele também é tido como o primeiro fanfilm do personagem no formato longa-metragem.
Com 88 minutos de duração, Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo é falado em português e conta uma história de cunho psicológico e social, focando bastante não só no lado mental do próprio Homem-Morcego, como, conforme já entrega o título, numa exploração sobre a psique perturbada de um de seus vilões mais peculiares, o Ventríloquo.
Arnold Wesker é um velhinho que carrega a tiracolo um boneco de ventríloquo chamado Scarface. O boneco é a personalidade dominante e se torna um chefão do crime, tendo Wesker apenas como um capacho que lhe dá voz.
Dirigido pelo cineasta paulistano Elvis delBagno, e lançado no final de 2014, o longa já percorreu diversos festivais de cinema independente mundo afora, tendo angariado alguns prêmios.
Como todo fanfilm, ele tem seus pontos fortes e fracos (a roupa do Batman, por exemplo, não ficou muito bonita). Mas merecem destaque a fotografia caprichada e a escolha narrativa por desenvolver mais o lado psicológico da história do que partir para a ação propriamente dita.
E claro, todo trabalho feito por pura dedicação e amor à arte e ao personagem retratado já é algo louvável por si só. Quem quiser conferir Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo, é só clicar no player abaixo:
https://vimeo.com/129305873