Existe uma grande falácia no mundo dos games que diz que os jogos antigamente eram mais difíceis. Eles não eram mais difíceis propriamente ditos. Eram mais punitivos. Um dia elaboro mais este assunto, mas por hoje podemos dizer que Boiling Bolt é um jogo que funciona como os jogos antigos.

Boiling Bolt, Delfos

Trata-se de um jogo de navinha que pode ser jogado por dois jogadores simultâneos. A alavanca esquerda controla a nave, a direita a direção dos tiros. Cada um dos botões da frente do controle ativa um de quatro tiros alternativos, que são usados mexendo na alavanca direita enquanto segura o R2. O L2 faz um teleporte que serve para desviar, e se você o ativar enquanto passa perto de um tiro ou de um inimigo, rola um bullet-time.

É bem simples, e isso é ótimo. Eu adoro jogos que sejam pura e simplesmente de ação. Porém, Boiling Bolt funciona como os jogos dos anos 80, e isso é péssimo.

OLD-SCHOOL

Explico, você tem uma quantidade fixa de vidas e de continues. Ao usar continues, seus pontos são cortados pela metade, mas isso é o de menos. A questão é que, quando usar todos, tem que começar o jogo do zero. É a mesma tática que as desenvolvedoras usavam no passado para estender jogos que eram curtos demais. E adivinha, as cinco fases de Boiling Bolt não chegam a dar uma hora somadas. A questão é que vai demorar muito mais até você ficar bom o suficiente para passar por todas com as vidas limitadas.

Boiling Bolt, Delfos
Cada fase traz um chefe estiloso.

Assim, ele não é especialmente difícil. Se, ao perder todas as vidas, você pudesse reiniciar da fase mais alta que alcançou, provavelmente a maioria de nós o terminaria em menos de duas horas. Porém, ele é programado para funcionar de uma forma que simplesmente não existe mais espaço nos games de hoje. Ou te parece divertido ficar jogando as duas primeiras fases dezenas de vezes para ir aos poucos avançando um pouco mais na terceira?

Housemarque é uma desenvolvedora que ficou famosa por seus twin-stick shooters hardcore, e Boiling Bolt traz uma grande influência de Resogun. Porém, mesmo a Housemarque costuma colocar um modo easy com uma cacetada de continues para permitir que aqueles com menos tempo e paciência vejam o jogo inteiro.

A porcentagem dos troféus é uma boa indicação de como esta tática de estender o jogo deu errado. Cerca de 90% dos jogadores passaram da primeira fase. Sabe quantos passaram da última? 1%! Um-fuckin’-por-cento. Eu já vi platinas alcançadas por mais gente do que jogadores que terminaram isso aqui.

BOILING BOLT

Boiling Bolt, Delfos
Você vai lutar com o chefe da primeira fase até dizer chega.

Não existe absolutamente ninguém que jogava videogame na época do Nintendinho que achava bom ter que começar um jogo do zero após um game over. Mesmo na época, as desenvolvedoras tentavam resolver o problema da ausência de saves (que até existiam, mas era mais caro e mais difícil implementar do que hoje) com táticas como passwordscontinues infinitos.

Boiling Bolt poderia ser um jogo curto e divertido, que renderia uma hora de jogo com a patroa ou com um amigo, mas infelizmente resolveram se autossabotar, e ele virou apenas uma grande derrota.

Boiling Bolt, Delfos