O delfonauta quer saber melhor o que diabos aconteceu com a reunião do Black Sabbath? Pois agora temos algumas informações a mais que esclarecem o assunto, embora resultem em mais suposições também. É, agora estamos cobrindo oficialmente a novela do Sabbath, já que existe sustância nela.
Ontem eu disse que o jornalista do Birmingham Mail pode ter se empolgado com o boato e usado as informações que tinha para criar uma notícia bombástica e “oficial”. Pois parece que foi exatamente isso que ocorreu, segundo uma nova matéria do próprio veículo que cometeu o “erro”.
O Birmingham Mail foi atrás de Tony Iommi, mas como o músico não quis falar com o jornalista porque estava “muito irritado com ele”. Então, quem concedeu entrevista foi o empresário do guitarrista, Ralph Baker, que disse o seguinte: “Tony não estava dizendo que não é verdade”.
A matéria continua e coloca mais declarações do empresário. Segue íntegra de tudo o que ele falou:
“Nós não temos nada definido. Ele (Tony) não está negando que a banda tem conversado, mas não há nada certo sobre o que você (Andy, o jornalista responsável pela matéria) supôs em suas declarações. Ele as fez para você em junho e sentiu que fez para você ‘em off’ (quando alguém pede sigilo ao jornalista para não publicar nada sobre a conversa).”
Depois desta parte que favorece o lado do jornalista, temos mais declarações de Ralph Baker:
“Um pequeno e insignificante site (o Metal Talk) colocou algo sobre o Black Sabbath se reunir. Fim da história (…). Quando a matéria do Birmingham Mail foi online, foi quando se tornou um anúncio oficial. O site de Tony ‘quebrou’ e ‘se foi’. É por isso que Tony está tão p***, porque a história morreria lá.”
Considerações: o que aconteceu foi que Tony realmente pediu sigilo sobre as declarações em junho, caso contrário a matéria teria sido publicada antes. Quando o jornalista viu que o furo tinha saído, com as informações que ele tinha, pode ter concluído que a reunião era oficial.
Assim, como a coisa já tinha ido a público com o boato do Metal Talk, a preservação da informação que o guitarrista tinha dado ao jornalista perdeu importância, na visão do veículo. Eles poderiam ter checado com o guitarrista antes, mas podem ter ficado com medo de perder o furo.
Eu achei curioso que, até o momento, não houve declarações de Ozzy, Bill e Geezer. Ozzy, em especial, vive falando disso. Estranho ele ficar quieto agora. É possível que a reunião esteja quase saindo e a banda queira divulgar do jeito dela, na hora que achar melhor.
Você pode ler a matéria do Birmingham Mail em inglês clicando aqui.
Curiosidade: apenas dois dias depois do “furo” foi postado uma informação sobre a autobiografia do guitarrista em seu site oficial.