Uma das coisas mais legais em Bioshock era a exposição da filosofia de Ayn Rand, que serviu de inspiração para que Andrew Ryan criasse a cidade submersa de Rapture. Bioshock 2 vai contar a história de dez anos depois e, com tudo já exposto no primeiro capítulo, será que a filosofia seria deixada de lado? A resposta é não.
A produtora executiva de Bioshock 2, Alyssa Finley, conversou com o Kotaku sobre a filosofia e as escolhas morais no segundo jogo. Depois que o jogador deixou Rapture, ao final do primeiro jogo, outras pessoas com diferentes ideias, brigaram pelo poder na cidade. Finley afirma que isso dará a oportunidade de explorar diferentes histórias e filosofias. Além disso, haverá várias escolhas morais que estarão fortemente cunhadas nas filosofias expostas.
Quanto ao personagem principal, ela diz que o jogador não será um Big Daddy, mas sim O Big Daddy. As versões mostradas em Bioshock eram apenas cópias mal-feitas. No jogo, jogaremos como uma versão do protótipo original, na qual todas as outras foram baseadas.
Bioshock 2 será lançado dia três de novembro nos Estados Unidos. Sai para PCs, Xbox 360 e Playstation 3.