E chegamos oficialmente à metade da segunda interpretação do Batman pela Telltale. Neste terceiro episódio de Batman: The Enemy Within, o Batman mesmo quase não aparece. Você controla Bruce Wayne em 90% da sua duração, mas os holofotes não estão no Bruce, mas no Coringa. Ou deveria dizer, no John?

Batman, The Enemy Within, Telltale, Delfos
Alô, mamãe!

O Coringa sempre foi um dos melhores personagens do universo do Homem-Morcego e esta versão da Telltale mantém a tradição, ainda que reinvente completamente o personagem.

Ele não é um psicopata frio. Pelo menos não ainda. Ele é um sujeito dividido entre sua amizade com Bruce Wayne e seu relacionamento abusivo com a Arlequina (onde, vale lembrar, ELE é o abusado).

Batman, The Enemy Within, Telltale, Delfos
Meu querido pudinzinho!

Este terceiro episódio mergulha fundo na psique do personagem. Em outras palavras, há poucas cenas aqui nas quais ele não apareça. O que você vai fazer? Vai ser um bom amigo para ele, alimentando sua carência e tentando afastá-lo da Arlequina? Ou será que vai prever o vilão que ele vai se tornar e optar por cortar os laços o mais cedo possível? Este, que vem sendo um dilema forte nesta série da Telltale, fica ainda maior neste episódio.

ELA É UMA GATA

O episódio também desenvolve mais a complicada relação de Bruce com Selina, a Mulher-Gato, colocando você em situações impossíveis dividido entre seu senso de justiça e sua atração pela moçoila.

Batman, The Enemy Within, Telltale, Delfos
Beijar ou arremessar? Quem nunca teve esta dúvida ao abraçar uma rapariga? Destaque para o Coringa no meio.

Em matéria de gameplay, não há grandes novidades. Este é um episódio basicamente de diálogos (salvo engano, há apenas uma cena de ação). Teve pelo menos duas vezes, no entanto, que eu não tive tempo de ler todas as opções antes de escolher, o que não costuma acontecer nos jogos da Telltale. Não foi um grave problema, no entanto.

Apesar de não ter muito Batman, gostei bastante do episódio, por desenvolver bem seus personagens. Tirando o primeiro, que teve impacto óbvio por causa daquela morte, este deve ser um dos melhores da série.

Batman, The Enemy Within, Telltale, Delfos
Mas algo me diz que eu não tomei as melhores decisões possíveis.

MAIS SOBRE THE ENEMY WITHIN: