Quanto você pagaria por uma revista em quadrinhos? E se fosse a primeira HQ na história a exibir um super-herói, definindo todo um gênero por mais de 70 anos e que gerou bilhões de dólares para a indústria do entretenimento?
Na última sexta-feira, em Nova Iorque, a primeira edição da Action Comics #1, foi vendida ao baterista da banda System of a Down pela bagatela de 317.200 verdinhas estadunidenses, segundo o G1. A publicação apresentou pela primeira vez ao mundo o Superman, primeiro super-herói da história. John Dolmayan, o baterista, tem uma rede de comic stores nos EUA, a Torpedo Comics.
A edição vendida é uma raridade, em perfeito estado de conservação. Ela foi lançada em abril de 1938 e tem o mês de junho na capa. Na época, ela valia 10 cents. Em 1950 foi comprada por um garoto de 9 anos que implorou ao pai pela HQ, que achou um absurdo pagar 35 cents por ela. Ele cuidou muito bem do exemplar por quase 60 anos, quando finalmente o pôs em leilão. Existe, atualmente, menos de uma centena de exemplares da HQ.
O Superman foi apenas um dos personagens de Action Comics #1, que na época trazia mais nove histórias. A popularidade do personagem foi tão grande, que ele ganhou mais e mais espaço, até que se tornou o único herói da publicação. Um ano depois de Action Comics #1 ser lançada, o personagem ganhava sua própria revista, Superman [vol. 1] #1, a primeira de um super-herói.