ATUALIZADA 17:18: Pelo jeito nossa manifestação deu resultado, pois acabamos de receber o convite para a sessão de imprensa de Homem-Aranha 3. Isso significa que nós teremos, sim, a resenha do filme, e que o especial será publicado conforme planejado. Além disso, acabei de falar por telefone com a assessora de imprensa que explicou que a sala onde a cabine será realizada poderá abrigar apenas 140 lugares da imprensa, pois os demais lugares da sala, que é bem maior que isso, serão ocupados por exibidores e convidados da distribuidora, ou seja, ela não mentiu para nós. Tudo explicado e resolvido, segue abaixo a nossa manifestação original, mantida apenas como curiosidade sobre os bastidores do jornalismo brasileiro.
Acabo de descobrir que a sessão de imprensa de Homem-Aranha 3 será amanhã e que o DELFOS não foi convidado. O delfonauta dedicado sabe o que isso significa: nada de resenha delfiana para o filme em questão.
O mais curioso é que inclusive recebemos os novos DVDs do herói para escrevermos uma matéria que faria parte do especial (a pessoa que cuida da assessoria de vídeo não é a mesma). Isso sem falar que estávamos com um especialzão imenso planejado, que iria ao ar na semana do filme, como sempre fazemos.
Com esse choque, cancelamos tudo que estava planejado. O que já está escrito vai sair, assim como a matéria dos DVDs (afinal, faz parte da nossa ética de trabalho resenhar tudo que recebemos), mas o que ainda estava na lista de pendências já era, pois não faz sentido gastar nosso precioso tempo trabalhando em um especial de filme que não terá a resenha do filme.
Falei ao telefone com a assessora de imprensa responsável e ela disse que eles só podem fazer uma exibição e que só haverá 140 lugares disponíveis. Por acaso, eu sei exatamente onde vai ser a exibição e sei que é uma sala bem maior do que isso. Na verdade, será na mesma sala onde foi a exibição de imprensa de Star Wars Episódio III, que conseguiu acomodar perfeitamente toda a imprensa paulistana – ou pelo menos não sei de ninguém que ficou de fora.
Ao desligar o telefone, a assessora ainda disse “Obrigado por respeitar meu trabalho”, uma frase bem sintomática, já que eu tenho que respeitar o dela, mas ela não respeita o meu, inclusive mentindo sobre a quantidade de lugares.
E vale lembrar, desde que começamos a cobrir as sessões de imprensa, essa é apenas a segunda vez que não somos convidados para a exibição de um filme. A primeira foi para Código da Vinci, e até fizemos um manifesto de protesto na época junto com sites amigos nossos. Curiosamente, tanto Homem-Aranha 3 quanto Código da Vinci são da mesma distribuidora, a Sony/Columbia, o que demonstra que, de todas as empresas de cinema, essa é a que tem o maior histórico de desrespeito com a imprensa e, conseqüentemente, com o público. Só que nesse caso é ainda mais grave, pois sei que nosso público realmente esperava por uma resenha desse filme e pelo filme em si. Eu mesmo estava bem ansioso para assisti-lo e escrever a crítica.
E digo isso porque tenho absoluta certeza de que as milhares de pessoas que acessam o DELFOS diariamente preferem ler uma extensa e detalhada crítica nossa sobre o Homem-Aranha 3 do que qualquer textinho de quatro parágrafos que a grande mídia publique, pois aqui você sabe que os textos são escritos por pessoas como você, que gostam e entendem do assunto, não por críticos que não sabem a diferença entre Marvel e DC, nem apreciar a beleza e a qualidade artística de um bom blockbuster de super-heróis.
É engraçado pensar que, agora que até a grande mídia está reconhecendo nosso crescimento e importância no mercado brasileiro fazendo matérias com o DELFOS, a assessoria de cinema da Sony ainda nos trata como se fôssemos um site minúsculo e não-profissional. Sem falar que demonstram não ter conhecimento do seu público já que, para atingir as pessoas que realmente se importam com esse filme, o DELFOS é o veículo ideal.
Aproveito a ocasião para anunciar que esse especial incompleto que publicaremos na semana de estréia do filme será o último especial que faremos para um filme da Sony/Columbia. Pode ser Homem-Aranha 4, 007 ou qualquer outra imensa franquia deles, não planejaremos mais nada com antecedência, pois essa foi a segunda vez que fomos pegos de calças curtas com um especial quase pronto (se eles ainda tivessem avisado com antecedência para todo o mailing deles que a cabine seria apenas para poucos, seria uma atitude mais honesta, pois não ficaríamos nessa situação desconfortável) e só a Sony faz esse tipo de coisa. Quem mais ganha com um especial na imprensa é a própria distribuidora, pois isso gera expectativa pelo filme, vendas de DVDs e todos os demais produtos relacionados. Nós, jornalistas, não ganhamos absolutamente nada com isso. Eles podem até ler isso e não se importar, achar que o alcance do site é muito pequeno ou coisas do tipo, mas sabemos que você, delfonauta nerd, que compõe boa parte do público desse tipo de filme e que gasta um bom dinheiro para vê-los no cinema e comprando os DVDs originais, vai entender essa decisão. E isso não está sendo feito para prejudicar a Sony, apenas para não sermos mais feitos de otários.
Não estou dizendo que vamos boicotar futuros lançamentos deles ou coisas do tipo. Vamos continuar resenhando o máximo que pudermos (tanto em cinema quanto em vídeo – desde que sejamos convidados para a cabine, é claro), mas se vier a sair um Homem-Aranha 4 (e fizerem uma cabine decente), a única coisa que você verá aqui será a resenha do filme e nada mais. Ninguém aqui no DELFOS é burro de ficar apoiando quem não nos apóia e esse foi o segundo desrespeito da distribuidora com a gente, portanto, essa é uma decisão irrevogável. Não interessa quão grande o site se torne ou quão importantes sejam os filmes que a Sony coloque no mercado, de agora em diante, receberão apenas resenhas simples nossas. Os filmes das outras distribuidoras, é claro, vão continuar ganhando os especiais e as resenhas detalhadas de sempre.
Sinceramente, é uma pena que a franquia do aracnídeo esteja com eles e não com empresas mais profissionais, como a Fox, que é capaz de lançar filmes bem maiores e mais esperados, como o Star Wars, e mesmo assim não se tornar arrogante e respeitar todo mundo. Aliás, vale lembrar também que a Sony é a mesma que lança por aqui filmes como As Branquelas e manda Justiceiro direto para vídeo, mostrando sua falha de marketing e o desrespeito com o público nerd brasileiro,
E, mais uma coisinha: a experiência diz que, quando cabines não são feitas, é porque o filme é uma porcaria. Vide Norbit, Doom e tantos outros em que isso aconteceu. Eu mesmo já manifestei aqui meu medo em relação a esse filme devido ao excesso de vilões e à mudança sobre quem matou o tio Ben. Agora limitar o acesso da imprensa ao filme pode ser a prova que faltava de que Homem-Aranha 3 realmente está muito abaixo da expectativa e da alta qualidade dos longas anteriores. Será Homem-Aranha 3 o triste fim para aquela que foi, possivelmente, a melhor franquia cinematográfica baseada em quadrinhos da história? Como diria aquela Bola 8 mágica: “All signs point to yes”.