Ontem foi o último dia para as cédulas de votação serem aceitas no escritório da PricewaterhouseCoopers, empresa que faz a contagem dos votos para o Oscar 2009. Esse ano, 5810 cédulas foram enviadas para os membros da Academia, no dia 28 de janeiro e, em média, o pessoal envia a resposta em 10 dias.
Mas, quem são esses membros que podem votar? E como você pode se tornar um membro?
Primeiro, vamos entender a estrutura da Academia. Eu digo vamos, porque eu estou junto com você nessa ignorância cinemática. Os membros da Academia representam 15 áreas de atuação em cinema. Ou seja, se você pertence à Academia, você tem que trabalhar em uma dessas áreas: atores, áudio/som, curtas e animação, diretores de arte, diretores de fotografia, diretores, documentário, efeito visual, escritores, executivos, editores, maquiadores e cabeleireiros, músicos, produtores, relações públicas.
E para fazer parte desse grupo seleto, você tem três opções. Primeiro, você pode ser convidado pelo Conselho que governa a Academia. Para isso acontecer, você tem que ter feito alguma coisa significante dentro da área de arte e ciência cinematográficas, o seu trabalho tem que ter contribuído de alguma forma, em algum filme, e impressionado, entendeu?
Mas você também pode entrar para a Academia através da indicação de dois membros que fazem parte da sua área de atuação. Nesse caso, a proposta tem que passar pelo diretor-executivo da área da qual você faz parte, para depois ir para o Conselho mor.
Ou, mais fácil – eu acho. Seja indicado! Os indicados para um Oscar são automaticamente convidados a fazer parte da Academia. Então, qual você escolhe?