Alguns (muitos?) anos atrás, eu joguei Warioware no Wii. E, cara, eu adorei. Ri pra caramba, achei extremamente divertido. Desde então, queria reviver esta chama. Warioware Move It, curiosamente, é o que eu queria e imaginava que Warioware Get It Together fosse. Assim, fiquei muito feliz quando fiquei sabendo que o Switch receberia seu próprio Warioware focado em movimentos. Me acompanha nesta dança enquanto eu analiso Warioware Move It?
ANÁLISE WARIOWARE MOVE IT
Eu não tinha percebido isso antes, mas Warioware com movimentos é exatamente o que 1-2 Switch era. Tematizado com a turma do Wario e com modo história, o que o torna automaticamente melhor. Mas ainda assim, a proposta é a mesma. Temos aqui uma porrada de microgames, que são até mais jogos de reflexo do que de habilidade. E é curioso como os anos que separam 2023 de minha experiência com o Wii tiraram boa parte do apelo e da novidade que controles com movimentos tinham para mim.
Funciona assim: eles te mostram uma postura inicial, e depois a tela do jogo em si manda você fazer uma ação rapidamente. Coisas como enxugar, torcer, etc. Você tem poucos segundos para isso.
MODO HISTÓRIA DE WARIOWARE MOVE IT
A campanha te coloca em fases tematizadas contando pequenas histórias com cada personagem. A maior parte das fases usa microgames com apenas uma, duas ou três posturas, mas as últimas começam a combinar tudo. Você tem quatro vidas para passar por uma quantidade X de microgames. O avanço é feito de qualquer jeito, mas se você perder o game, perde também uma vida. A exceção é o jogo do chefe, que se repete até que você o vença.
Perder todas as vidas não significa necessariamente reiniciar. Você tem uma chance de continuar, segurando uma pose aleatória por três segundos. Não é difícil acertar, então na prática você tem vidas infinitas, o que é bem vindo. Porque vou dizer: algumas dessas fases são bem difíceis.
Como os jogos são muito rápidos, é comum o tempo acabar antes de você entender o que deve fazer, ou mesmo como fazer. Para mim, particularmente, não faz diferença, mas Warioware Move It é um jogo que ganharia muito em ser dublado. Afinal, os games envolvem seguir ordens rápidas, como acima, que está mandando torcer a toalha. Para quem não fala inglês bem, ou de jeito nenhum, interpretar essas ordens em dois segundos é muito difícil, o que torna Warioware Move It não jogável. Eu tentei jogar com a minha filha, por exemplo, e embora ela tenha gostado, ficou confusa a maior parte do tempo. Por falar nisso.
MULTIPLAYER DE WARIOWARE MOVE IT
Warioware Move It é um jogo de festa. Ou seja, fica melhor quando jogado em grupo. Mas ele tem fortes exigências de hardware para isso. Só dá para jogar com joy-cons e, para jogar o modo história em dupla, é necessário dois pares, um para cada jogador. No modo festa, dá para dividir um par entre duas pessoas, e o jogo suporta até quatro. Eu só tenho um par e um Pro Controller, então minhas possibilidades de multiplayer foram limitadas.
Joguei o modo festa com a pimpolha, e me lembrou um Mario Party simplificado. No modo mais elaborado, há um pequeno tabuleiro. Antes de cada jogada, rola um microgame. Quem vencer, pode rodar o dado e andar. O tabuleiro é cheio de armadilhas, como “troque de lugar com o outro jogador” ou “dê metade dos seus pontos para o outro”. Assim, jogar melhor pode te fazer chegar ao final antes, o que concede 100 pontos. Mas de forma alguma garante a vitória. Eu venci a filhota em quase todos os jogos, e cheguei antes no foguete, e mesmo assim ela ganhou a partida, porque perto do final eu caí numa casa que passou metade dos meus pontos pra ela. Acontece.
GAMES BACANAS, GRÁFICOS FEINHOS
A campanha tem algumas cenas com desenhos semi-animados e totalmente falados que são bonitinhos. Porém, os microgames em si têm gráficos bem simples e feinhos. Neste aspecto, sinceramente nem parece um jogo feito pela Nintendo, mas algo feito para celular por uma empresa que não paga bem os artistas.
Felizmente, os jogos são divertidos, e Warioware Move It é totalmente dependente de seus microgames. E é muito divertido jogar em galera, pois é o tipo de coisa que “um joga, os outros riem”. Um dos minigames exige imitar lutadores de sumô, enquanto outro desafia a pegar peixes fechando as pernas. Imagine seus amigos fazendo estes movimentos e você certamente perceberá o apelo de jogar Move It em turma, mesmo se não tiver um balde cheio de joy-cons.
Warioware Move It é o tipo de jogo de festa e que tem pouco apelo fora disso. Ter um modo história é bacana, mas este pode ser totalmente jogado em duas horas. A graça é mesmo jogar com os outros, e se é isso que você procura, é uma boa pedida.