O delfonauta dedicado sabe que eu sou um grande fã de beat’em ups, e costumo dar uma chance honesta para os jogos do gênero mesmo quando eles parecem ser uma bomba. Justamente por causa disso, eu já joguei muitas bombas. Mas nenhuma foi tão mal planejada quando este spin-off de River City RansomKunio-kun batizado com o enorme título Stay Cool, Kobayashi-San!: A River City Ransom Story.

Vamos começar analisando o título. Ele consegue ter uma vírgula, um ponto de exclamação e dois pontos. Precisa mesmo de tudo isso? Ainda assim, a série River City Ransom costuma trazer jogos de qualidade, e um deles, River City Girls, saiu ainda outro dia pelas mãos da mesma Arc System Works que nos traz este (embora aquele tenha sido desenvolvido pela sempre ótima WayForward).

STAY COOL, KOBAYASHI-SAN!: A RIVER CITY RANSOM STORY

Stay Cool, Kobayashi-San, River City Ransom, Beat'em up, Arc System Works

Beat’em up não é exatamente um gênero difícil de se fazer. Coloque gráficos bonitos, músicas legais e um combate agradável, e o jogo pode ser recomendado. River City Ransom costuma ser mais elaborado, exigindo exploração, uso de itens e mesmo coletar e gastar dinheiro.

Stay Cool, Kobayashi-San, no entanto, vai pelo lado totalmente oposto. Ele é absurdamente simples. Basicamente não existem fases. Existem telas. E elas parecem popar aleatoriamente, não interessa para onde você anda. Para progredir, não é necessário andar para a direita, mas vencer os inimigos humanoides. Eles vêm em várias cores. Quando você vence 30 de determinada cor, um chefe aparece. Lute contra o chefe e depois continue caçando as outras cores para fazer os outros chefes aparecerem. É isso.

Não há uma progressão tradicional, em que você precisa passar por todas as fases. Se pá dá para terminar o jogo indo e voltando entre duas telas. Depois de vários chefes, eu passava correndo, lutando apenas contra os inimigos das cores que faltavam.

Stay Cool, Kobayashi-San, River City Ransom, Beat'em up, Arc System Works

Além dos humanoides, há outros tipos de inimigos. Discos voadores e outras máquinas, mas vencê-los não progride o jogo e nem mesmo soltam corações que recuperam vida. Logo, você vai passar a simplesmente evitar todos eles.

COMBATE

Este tipo de game design já é desanimador, mas poderia funcionar se o combate fosse especialmente criativo. Não é. Basicamente, você tem socos normais e ataques especiais que gastam a barra de spirit e variam em força de acordo com quanto tempo você segura o botão.

Você joga com três personagens e pode alternar entre eles a qualquer momento. Kobayashi é o mais sem graça, mas quando ele morre, você volta para checkpoint, então acaba jogando com ele a maior parte do tempo, especialmente nos chefes. Kunio, o tradicional protagonista é o mais forte e poderoso. E um outro, Mizogushi, traz itens que recuperam vidas ou chamam amiguinhos. Você não precisa jogar com ele para usar os itens, mas ele precisa estar na tela, o que é uma limitação bastante gratuita.

Stay Cool, Kobayashi-San, River City Ransom, Beat'em up, Arc System Works

Talvez o mais legal sejam os amiguinhos que você pode chamar, que também podem ser controlados e têm golpes especiais próprios. O melhor ponto que tive na minha campanha foi quando chamei dois gêmeos apelidados de Double Dragon e, quando eles apareceram, começou a tocar aquela música. Mas não se engane, os dois não são Billy e Jimmy Lee, apesar de vários personagens oficiais de Double Dragon darem as caras em River City Girls.

Ainda assim é pouco, e é limitado. Especialmente porque você vai morrer quase sempre nos chefes, e voltar do checkpoint elimina sua barra de itens. Ou seja, a não ser que mate o chefe de primeira, vai ter que vencê-lo sem amiguinhos e outras turbinadas.

RAPIDEZ

Stay Cool, Kobayashi-San, River City Ransom, Beat'em up, Arc System Works
Eu cheguei ao último chefe em 75 minutos, de acordo com o contador no canto inferior direito.

Além de não empolgar em nenhum momento, Stay Cool, Kobayashi-San! é bastante curto. Porém, seu gameplay é tão repetitivo e sem graça que, mesmo tendo concluído a campanha em pouco mais de uma hora, eu já não estava mais a fim de jogar. E ele ainda é planejado para que você o jogue muitas vezes, inclusive com um final real que só dá as caras depois de algumas partidas. Não, obrigado.

Eu estava animado para Stay Cool, Kobayashi-San!: A River City Ransom Story. Afinal, River City Girls é maior legal. Infelizmente, não foi dessa vez. Se você é fã da série e quer um jogo recente para curtir, fique com River City Girls e simplesmente ignore o seu Kobayashi.