Que tal um Contra em que você luta contra aranhassauros? Parece divertido? Pois bem-vindo à nossa análise Spidersaurs.

ANÁLISE SPIDERSAURS

Análise Spidersaurs, Spidersaurs, WayForward, Delfos
Isso é o que eu chamo de um aranhassauro!

De alguns jogos eu falo muito. Talvez até demais. Porém, começo esta resenha sem ter muito a falar. Isso porque Spidersaurs é muito fácil de explicar. Sua proposta fica extremamente clara ainda no tutorial. Basicamente, aqui temos a sempre caprichosa WayForward, a desenvolvedora de Contra 4 de DS, criando seu próprio Contra. Troque alienígenas por aranhassauros. Daí troque o estilão “filme de ação dos anos 80” por “desenho de manhã de sábado”. Este, meu amigo, é Spidersaurs.

Se você jogou Contra em algum momento da sua vida – e quem nunca? – vai saber jogar imediatamente. Só dá para atirar em oito direções. As armas passam voando em balõezinhos que devem ser destruídos para derrubá-las. Dá para carregar duas por vez e morrer faz com que a arma equipada suma. Soa familiar?

CONTRA MODERNIZADO E BONITINHO

Análise Spidersaurs, Spidersaurs, WayForward, Delfos

Daí tem alguns pequenos adendos de qualidade de vida, que deixam Spidersaurs mais apropriado para ser jogado em 2022 (apesar de ele estar disponível para Apple Arcade desde 2019). Tem um botão que, quando segurado, permite mirar na diagonal sem andar. Perder todas as vidas volta do início da fase ou da metade dela. E, claro, o game salva, e todas as fases pelas quais já passou podem ser curtidas novamente a qualquer momento.

Talvez a maior novidade que ele traga ao gênero é que suas habilidades aumentam a cada fase. Dá para escalar paredes, pulos duplos, etc. E uma vez desbloqueadas, todas as habilidades podem ser usadas mesmo nas fases anteriores. É como tinha que ser. Spidersaurs é um jogo bem feitinho. Só não é muito criativo. Poxa, até a animação do pulinho dos heróis é igualzinha ao de Contra.

ANÁLISE SPIDERSAURS: UMA CURTA AVENTURA

Assim como a maior parte desses jogos, Spidersaurs também é bem curto. Eu terminei em cerca de 70 minutos, tendo repetido exaustivamente a fase do chefe das duas minhocas (malditas sejam as minhocas) porque não conseguia passar. Então indo direto, sem precisar repetir, acredito ser possível terminar em 30 minutos. Inclusive, se você somar meus tempos de cada fase, que exclui a repetição e as cutscenes, dá 40 minutos de jogo apenas. E essa foi minha primeira jogada.

Análise Spidersaurs, Spidersaurs, WayForward, Delfos
Minhas estatísticas de final de jogo.

Admito, eu não sou um grande fã de Contra. Porém, embora Spidersaurs seja bonitinho, bem feitinho e com carinha de jogo moderno, é um tanto inegável que o brasileiro Blazing Chrome é bem mais divertido. Aqui você começa até empolgado, com a abertura animada e música cantada. Daí as fases são vibrantes e coloridas. Mas a coisa enjoa rápido.

Cada fase tem um chefe na metade e um no final, mas como você pode ver pelos tempos acima, nenhuma delas é especialmente longa. Confira abaixo minha luta no hit contra o chefe do tutorial, que me rendeu o troféu Dance Like You Want to Win.

Empolgou? Isso é bem o que você pode esperar do jogo. Inclusive, em uma escolha um tanto embasbacante, o chefe final é o mesmo do tutorial. Sinceramente não acho que vou me lembrar de Spidersaurs em poucos dias. Talvez como parte da assinatura do Apple Arcade seja bacana, mas ele sai para consoles a 20 dólares. Este preço me parece um pouco demais para o que oferece. Spidersaurs é um joguinho bem pouco marcante. Até diverte, e é bonitinho, mas é extremamente ordinário.

REVER GERAL
Nota:
Artigo anteriorCrítica Elvis: saudades, mãe!
Próximo artigoAnálise Klonoa Phantasy Reverie Series: delicinha do passado?
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
analise-spidersaurs-reviewDisponível: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch, Windows, Mac, Apple Arcade<br> Analisada: PS5<br> Desenvolvedora: WayForward<br> Editora: WayForward<br> Lançamento: 19 de setembro de 2019 (Apple Arcade), 14 de julho de 2022 (demais versões)<br> Gênero: Run and Gun / 2D / Tirinho / Shoot'em up