Eu já joguei muitos jogos remasterizados. Alguns deles bem recentemente. Mas confesso uma coisa: eu dificilmente vejo diferença nos gráficos. Eles podem ter resoluções mais altas e melhor taxa de quadros, mas para mim isso afeta muito pouco. Eu sempre me sinto jogando o mesmo jogo. Isso aconteceu até no Devil May Cry 5 Special Edition, que tem ray tracing e o escambau. Hoje escrevo minha análise Spider-Man Remastered, e surpreendentemente, dessa vez não foi o caso.
ANÁLISE SPIDER-MAN REMASTERED
Todos os jogos com ray tracing que tinha experimentado antes usavam o efeito de forma muito sutil. Por exemplo, em Devil May Cry 5 Special Edition, eu tive que literalmente caçar o efeito para fazer as screenshots que ilustram a matéria. Aqui não. Spider-Man Remastered te bombardeia com ray tracing o tempo todo. Se tanto, as superfícies aqui são refletivas até demais.
A versão de PS4 já tinha uma boa solução para os prédios de vidro de Nova Iorque, com reflexos gerados aleatoriamente. Quando analisados de perto, você via que eles não refletiam o que estava do outro lado e, se girasse a câmera, na volta eles refletiriam outras coisas. Mas funcionava. Spider-Man sempre foi um jogo bonitão.
Agora, no entanto, o jogo tem ray tracing de verdade, com reflexos fiéis, que refletem até mesmo pedestres.
ESCOLHAS, ESCOLHAS E ESCOLHAS
Ao contrário do slogan da Playstation, o jogo tem limites. Mas traz também opções. Dá para jogar com 4K, ray tracing e o escambau todo, mas a 30 fps. Ou então você pode desligar o ray tracing, mas manter uma resolução alta, e curtir 60 fps. O mais impressionante é que, com um patch lançado após o lançamento, agora é possível jogar a 60 fps com ray tracing. Isso sacrifica bastante a resolução e outros efeitos gráficos, mas é simplesmente impressionante que a Insomniac tenha conseguido tunar o jogo para que ele rodasse com essa taxa de quadros e com os reflexos ativados.
Acontece que ray tracing, embora seja um efeito na maior parte das vezes bem sutil, tem um preço computacional muito forte. Para melhorar a performance de qualquer jogo, a primeira coisa que você vai tentar desligar é justamente isso. Ser possível um jogo tão bonito quanto Spider-Man rodar com ray tracing e 60 fps é um começo muito promissor para essa geração.
Outra coisa que ninguém mais conseguiu nesse início de geração é a total e completa inexistência de loads. Outros jogos first party como Astro’s Playroom, Sackboy e Demon’s Souls são bem rápidos no carregamento, mas eles têm telas de loading. Já Assassin’s Creed Valhalla e Dirt 5 nem são tão rápidos assim, com carregamentos que passam dos 30 segundos. Claramente aquele futuro sem carregamento prometido pelo Mark Cerny ainda não está aqui. A não ser no caso dos jogos da Insomniac.
E vou dizer, é simplesmente impressionante, especialmente em um jogo de mundo aberto, você ter fast travel e carregamento de saves instantâneo. Caramba, é difícil de acreditar, mas Spider-Man Remastered demora mais para salvar o jogo do que para carregar o mundo.
O MELHOR MUNDO ABERTO
Não falei muito do jogo propriamente dito, pois falei bastante sobre ele quando do seu lançamento original. Spider-Man é, para mim, o melhor jogo de mundo aberto que existe. O herói é totalmente apropriado para o gênero, e o gameplay e a locomoção são perfeitos, e justificam isso. O game nunca dá aquela sensação de ser mundo aberto só para poder dizer que é, sabe?
Melhor ainda, ele traz as melhores missões de história desde Far Cry 3, com fases lineares intercaladas com a exploração de Nova Iorque. Admito que no começo ele me pareceu meio frio, pois as primeiras missões parecem existir apenas para mostrar colecionáveis e atividades secundárias. Mas quando a coisa engrena, engrena de vez.
E mesmo as atividades secundárias, em geral, se aproveitam da movimentação e velocidade intrínsecos ao aracnídeo. No meio de um balanço por Times Square, você pode tirar sua câmera e bater uma foto, sem nem parar de se mover. Pronto, atividade cumprida. Isso deixa o jogo muito mais dinâmico e divertido do que seus congêneres modernos.
Por exemplo, em Assassin’s Creed Valhalla, simplesmente pegar uma folha ou abrir um baú envolve a solução de puzzles complexos. São atividades que realmente param o seu jogo. Spider-Man quer que você esteja sempre se movendo. E cresce muito com isso.
UMA DAS MELHORES HISTÓRIAS DO HOMEM-ARANHA
E gameplay e interatividade à parte, Spider-Man Remastered traz simplesmente uma das melhores interpretações de Peter Parker e seus coadjuvantes. Eu diria, inclusive, que o roteiro e o tratamento dado aos personagens aqui é muito melhor do que todos os sete filmes solo do Homem-Aranha que saíram no cinema. E você sabe, eu gosto desses filmes todos.
Eu revelei em um dos nossos podcasts, mas a pedido da Sony, eu não podia falar que Otto Octavius estava no jogo quando escrevi o review original em 2018. Agora a coisa já liberou, e eu posso dizer que simplesmente ADORO a interpretação que a Insomniac deu ao personagem.
Ele nunca foi tão carismático, tão otimista, tão afetuoso. A relação de mentor que ele tem com Peter, e a admiração do garoto por seu chefe e professor é tocante. Otto Octavius é um personagem importantíssimo na história do jogo, independente de seu alter ego vilanesco Dr. Octopus dar as caras ou não. Meu elogio é para o cientista, para o mentor e amigo que conhecemos aqui como nunca conhecemos antes, nem mesmo nos gibis.
E os elogios se estendem a absolutamente todos os personagens. Não tem ninguém na história que não justifique sua presença. Miles Morales, claro, é preparado aqui para estrear seu próprio jogo. A Tia May também tem uma interpretação excelente, e digo o mesmo da Mary Jane, Norman Osborn, enfim. Todo o elenco é muito bem tratado, tanto pelos roteiristas quanto pelos atores.
UMA HISTÓRIA HUMANA, ENGRAÇADA E CARISMÁTICA
Mesmo nos gibis originais, é difícil vermos uma história do Homem-Aranha tão bem escrita, tão carismática, engraçada e, principalmente, tão humana quanto a que temos aqui. E, se você conhece bem o herói, sabe que esses são fatores fundamentais na própria criação de Peter Parker.
Se você não jogou Spider-Man no PS4, não espere mais, e pegue a nova versão imediatamente. Se você já jogou, não tem conteúdo inédito (embora o Remastered venha com os três DLCs lançados para PS4), mas nunca um remaster me deu tanto a sensação de ser um jogo novo como este aqui. Dá para ver a quantidade de trabalho e carinho que a Insomniac colocou nessa nova versão.
Spider-Man Remastered é parte do pacote Marvel’s Spider-Man: Miles Morales Ultimate Edition, que inclui também a versão completa do spin-off estrelado pelo Miles, e previamente analisado por aqui.
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