Algumas obras nos conquistam pela simplicidade. Como você vai ver nesta análise Nocturnal, este é exatamente o caso do joguinho de hoje. Eu sinceramente peguei Nocturnal esperando que ele fosse um metroidvania, ou algo que exigisse mais tempo e trabalho. Assim, foi uma deliciosa surpresa descobrir que o que temos aqui é um jogo 2D direto ao ponto que dá para terminar (e eu terminei) em uma tarde.

ANÁLISE NOCTURNAL

Nocturnal é um plataforma 2D com combate de hack and slash. Ele tem uma mecânica especial e faz miséria com ela. Curiosamente, se eu lesse sobre essa mecânica, não acharia tão legal, mas o jogo faz um uso tão bacana que eu sinceramente adorei.

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Pode vir quente que eu tô fervendo, baby!

Esta mecânica é o transporte do fogo. Ao atacar uma tocha, sua espada pega fogo por alguns segundos. Isso deixa seus ataques mais fortes, e possibilita sacrificar o fogo para se curar. Mas transportar o foguinho também é necessário para avançar, abrir portas e resolver quebra-cabeças. Estar quentinho também permite passar pelas sombras. Para avançar com o fogo, você precisa atacar tochas apagadas com sua espada ardendo. Isso vai acender a tocha nova, permitindo que você renove seu fogo atacando-a. Ou seja, a pegada é ficar com a espada sempre quente, e acendendo todas as tochas que estiverem no caminho.

Não parece tão especial, né? Mas aí é que está. Nossos amigos da Sunnyside Games pegaram este conceito e criaram horrores em cima deles. Algumas tochas se movimentam e você deve seguí-las. Outras fazem aparecer plataformas enquanto estiverem acesas. Alguns inimigos só tomam dano de espadas queimando. Outros espalham sombras pelo  cenário, que apagam as tochas e tornam o ambiente mais perigoso. E daí tem chefes, perseguições e corridinhas. A variação que Nocturnal apresenta nas três horas em que dura é absurda. E é tudo muito legal.

COME ON, BABY, LIGHT MY FIRE

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Também é muito legal como flores, cortinas e tapetes pegam fogo ao entrar em contato com a sua espada. Isso é apenas estético, mas é um floreio bem bacana. Até porque, tirando isso, Nocturnal é bem básico. Os personagens são bem desenhados, mas acho que ninguém acharia os gráficos especialmente belos. Mesmo o combate, a princípio, causa uma má primeira impressão, só se tornando realmente mais interessante quando você precisa equilibrar com o fogo.

A música, por outro lado, é excelente. Tem vários temas épicos muito bem compostos e com uma clareza que normalmente não vemos em jogos 2D. Visualmente o jogo não é grande coisa, mas claramente houve um carinho para criar uma experiência épica e memorável. Há, por exemplo, um ponto em que você fica um bom tempo andando por um cenário aberto enquanto uma linda música toca. É quase como a viagem ao México de Red Dead Redemption. Em versão 2D.

ANÁLISE NOCTURNAL: WE DIDN’T START THE FIRE

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Nocturnal é um jogo difícil, mas não é aquele difícil babaca e frustrante. Só há uma dificuldade, e você sem dúvida vai morrer bastante. Porém, seu combate e desafios são bem estratégicos. Na primeira tentativa, parece impossível, mas aos poucos você vai resolvendo como passar. Em outras palavras, eu morria muito, mas nunca ficava empacado. E o fato de ser um jogo curtinho significa que ele acaba muito antes das suas boas ideias, ou de você cansar de jogar.

Eu não esperava gostar tanto de Nocturnal. Esperava um game muito mais genérico e bem menos divertido. O que encontrei, no entanto, foi uma diversão descompromissada que permitiu que eu curtisse uma tarde de folga entre dois games mais trabalhosos. Foi muito gostoso para mim, e por isso eu recomendo para você também. Especialmente se está cansado de tanto crafting, estatísticas e mundo aberto dos jogos maiores.