Miles & Kilo é um plataforma retrô que vem fazendo as rondas entre quem joga em PC e em celulares. Esta semana ele chega ao Switch, o que sem dúvida vai contribuir bastante para sua popularidade. Afinal, ele tem o maior sabor de um clássico da Nintendo. Não por acaso, durante toda minha campanha, eu me lembrava de Donkey Kong Country, e não apenas por haver uma proeminência de carrinhos de mina.

Miles & Kilo, Delfos
Tem algo muito mágico quando todos os créditos do jogo cabem em uma screenshot.

Mas não é só o clássico dos macaquinhos que ele lembra.

ARROZ COM FEIJÃO

Na verdade, à primeira vista, Miles & Kilo parece um plataforma bem básico. E de fato, ele não cria absolutamente nada. Todas suas mecânicas já são conhecidas dos fãs de plataforma 2D. Mas assim como fez Castlevania: Lords of Shadow, ele combina todos estes ingredientes em um prato que, se não é único, é bastante saboroso.

O jogo é totalmente controlado por dois botões. Miles, o molequinho, pula e joga frutas. O botão das frutas pode ser usado contextualmente para deslizar sob obstáculos. Apesar desta simplicidade, as fases trazem bastante variedade. Algumas você simplesmente navega pelas plataformas, mas em outras você pode pular entre carrinhos de mina ou surfar como Battletoads.

Miles & Kilo, Delfos
Surfar na lava é ainda mais true do que na água.

A principal variação, no entanto, vem do cachorrinho Kilo. Em algumas fases, você vai encontrá-lo pelo caminho e, a um mero toque, ele sairá correndo, puxando o garoto pela coleira. Aí o jogo muda bastante, e passa a lembrar uma mistura de Sonic com Runner.

Isso porque nestes momentos você deve desviar de obstáculos enquanto a tela se move rapidamente. E o au-au tem um homing attack igualzinho ao do porco-espinho da Sega. Durante os pulos, miras vão aparecer nos inimigos. Aperte o botão de ação e o cachorrinho vai rapidamente na direção dos desafetos, o que é muito útil para ultrapassar abismos mais largos.

Miles & Kilo, Delfos
Onde fica o botão de desliga desse cachorro?

BEM TEMPERADO

Apesar de não trazer novas ideias ao gênero, as fases são simplesmente muito agradáveis. Trata-se de um jogo com trechos bastante difíceis, porém a total inexistência de loads significa que a frustração nunca dura muito. Basicamente, não dá tempo nem de xingar e você já está jogando novamente.

As fases não têm checkpoints, o que é uma receita para desastre, mas como são todas bem curtinhas (nenhuma delas dura mais de um minuto), isso não chega a ser muito grave. A exceção é no último chefe, que é uma sequência de obstáculos rápidos que exigem decoreba. Apesar de a luta durar menos de 25 segundos, pense em se manter vivo por 25 segundos na fase do jet-ski em Battletoads. É por aí.

Miles & Kilo, Delfos
A tela de quando eu venci o chefe mostrou que a luta durou 24.6 segundos, mas precisou de 151 tentativas.

Na verdade este chefe final e a fase seguinte (a última) foram os únicos momentos do jogo nos quais eu não me diverti. Uma tunada melhor na dificuldade seria bem-vinda, até porque o resto do jogo, embora seja difícil, nunca chega a ficar frustrante.

Miles & Kilo, Delfos
E olha que tem alguns pulos bem cascudos.

O aspecto lúdico é completado por um visual retrô bonitinho, embora não seja nada de especial, e por uma trilha sonora em chiptune que, essa sim, é legal demais.

MILES & KILO

Miles & Kilo é um jogo simples. Basicamente, só de olhar as imagens nesta matéria, você já pode ter uma excelente ideia de como é jogá-lo. O que importa aqui, no entanto, é seu level design, e este é impressionante. Apesar de ser curtinho e poder ser terminado em uma tarde, será uma tarde bem aprazível. Tirando, claro, as últimas duas fases.

Miles & Kilo, Delfos
Momento épico digno de John Woo para encerrar esta resenha.