Análise Evasion: FPS VR

Robôs. Explosões. Robôs explodindo.

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Análise Evasion, Evasion, Archiact, Delfos

Parece que finalmente o VR está expandindo seus horizontes, saindo das tradicionais casas mal-assombradas e entrando no saboroso terreno dos jogos de ação. Esta é nossa análise de Evasion, FPS exclusivo de VR.

ANÁLISE EVASION

Evasion se junta à ainda limitada, mas rapidamente crescente lista de jogos de tiro para VR. Nesta lista, ele faz companhia ao endinheirado Farpoint e ao indie e excelente Unearthing Mars 2. Neste grupo, ele está mais perto de Farpoint, principalmente porque seus cenários são basicamente desertos, com pouquíssima variação.

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level design é bastante simples e linear. Há apenas um caminho, e mesmo assim sempre tem um waypoint te dizendo para onde ir. Lembra os fliperamas dos anos 90, em que só era possível ir para a direita, e mesmo assim sempre aparecia uma seta mandando ir naquela direção. Particularmente, acho isso muito legal, mas sei que tem gente que gosta de fases mais complexas.

Isso significa que o foco de Evasion é puramente a ação. Não há colecionáveis. Não há upgrades. Simplesmente chegue ao ponto final da fase, matando tudo que se mexe pelo caminho. Explosões, meu amigo. Explosões.

PC X PS4

No PS4, você pode jogar com o Dualshock ou com o Aim Controller. Não há suporte para o Move, pois Evasion exige o uso das alavancas para você se movimentar. No PC, dá para jogar com os controles de movimento, e há uma diferença que altera totalmente o gameplay: em uma das suas mãos, você carrega o escudo, e na outra, a arma. No PS4, o escudo fica grudado embaixo da sua arma, como você pode ver nas imagens desta matéria.

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O escudo, adivinha só, é esse troço azul.

O efeito na jogabilidade é claro. No PC, é possível atirar e se defender em áreas diferentes, movendo as mãos. No PS4, você se defende sempre um pouco abaixo de onde está mirando, o que em geral significa que você precisa parar de atirar nos caboclos para levantar a arma e se proteger. Não é ruim, e eu não experimentei a versão de PC, mas me parece que o jogo ficaria bem mais fácil com esta possibilidade.

SEM LEVEL UP, MAS COM CLASSES

Há quatro classes a escolher em Evasion, mas não espere que isso signifique qualquer flerte com RPGs. Na verdade, isso acaba servindo para simplificar o jogo. A principal diferença entre as classes é a arma utilizada. Tem uma que usa uma escopeta, enquanto outra usa um rifle, e assim por diante.

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A seleção de classes.

Isso significa que não dá para trocar de armas no meio das fases. Há outras diferenças passivas entre as classes, como a quantidade de vida ou o tamanho do escudo (e tem gente que diz que tamanho não é documento). Cada uma delas tem também um super, que pode ser ativado quando a barra de energia encher.

Outra habilidade única de Evasion é o tether, um raio que pode ser usado em inimigos enfraquecidos e que força que ele solte cápsulas de vida ou de energia. Saber quando usar isso é essencial para se manter vivo.

O PROBLEMA DO GAMEPLAY

Evasion tira lições de Gears of War. Com isso, quero dizer que os inimigos não caem com um único tiro na cabeça, mas exigem uma quantidade plural considerável de pipocos para arregarem. Isso, por si só, não é um problema. Porém, se torna um quando você percebe que nenhuma das classes carrega uma arma automática. O mais próximo disso é o médico, cuja arma solta três tiros a cada disparo.

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Isso faz com que jogar Evasion seja bastante cansativo. Afinal, você precisa apertar o gatilho 10, 15 vezes, para matar um único inimigo. E há literalmente centenas em cada uma das fases. Inclusive, há vários momentos de arena, em que você simplesmente deve sobreviver a uma quantidade absurda de meliantes na mesma área.

Para completar, de vez em quando popa um chefe. E daí você já deve imaginar que o maledeto precisa de algumas centenas de tiros para dizer chega.

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Um dos chefes.

Ainda assim, ele é divertido, mas o fato de você ter apenas três vidas para cada fase faz que seja deveras frustrante perder a última delas na batalha final, e assim mandar para o lixo 30 minutos de jogo.

MULTIPLAYER E CONFORTO

Evasion é feito para ser jogado em multiplayer. Eu joguei minha campanha inteira com canal aberto e absolutamente ninguém se juntou a mim. Isso demonstra que há poucas pessoas jogando, e que a única forma de curtir um bacanal grupal é com amigos (e não é sempre assim?).

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Jogando em multiplayer, um jogador pode curar o outro usando o tether. Não há limite para o uso dessa habilidade, o que torna o jogo muito mais fácil e agradável do que jogar sozinho.

Quanto ao conforto, o que sempre é uma questão em jogos de VR mais intensos, Evasion se dá muito bem. Ele tem todas as opções que você espera, desde a possibilidade de jogar como um FPS tradicional, com movimento livre, até em pequenos pulinhos semelhante a teleporte.

Eu escolhi jogar com movimento e uma janela que diminui seu campo de visão quando está em movimento. Fica assim:

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Esta diminuição da tela foi o suficiente para que eu conseguisse jogá-lo sem ser acometido por enjoos. Ainda assim, Evasion é um jogo intenso, do tipo que é melhor usufruído se você jogar em pé, podendo mirar em qualquer direção sem limitações da poltrona.

MEU DEDO DE GATILHO LEVOU UMA CANSEIRA

Evasion é um bom jogo, mas a falta de uma metralhadora entre as armas realmente diminui a diversão. Sempre depois de jogar uma ou duas fases, eu tinha vontade de parar de jogar. E não por causa do enjoo tão comum em VR, mas porque eu simplesmente estava cansado de apertar tanto o gatilho.

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Mais uma imagem da tela em movimento.

Evasion é um bom FPS, mas por causa dessa opção de gameplay, há opções melhores em VR. Se você está faminto por mais jogos de ação na plataforma, no entanto, é uma boa pedida.