Quando o Corrales e eu passamos pela seção de indie games e vimos o estande da 2DVerse, não tive dúvidas de que deveríamos testar o novo jogo da desenvolvedora. O game se chama A Treta dos Irmãos Piologo e é um shoot ‘em up, onde você joga com os – SPOILER – Irmãos Piologo.
Eu já vinha acompanhando o processo de desenvolvimento do jogo há algum tempo, mas até então não sabia que ele seria feito para mobile. À primeira vista isso me surpreendeu, pois o fato de ser um shoot ‘em up envolve utilizar uma movimentação com setas e exige que o player seja consideravelmente preciso, o que é complicado em uma plataforma que não tem botões. No entanto, fiquei feliz por ver que eles conseguiram contornar esses problemas.
O primeiro detalhe é que os botões são poucos e reguláveis. Tendo apenas dois botões para movimentação (direita e esquerda), dois para atirar (tiro normal e especial) e um de pulo, fica fácil aprender os comandos, e o fato de você poder aumentar e diminuir o tamanho deles também é bastante importante para torná-lo mais fácil.
O segundo detalhe é que o jogo é um pouco mais lento e – pelo menos a versão que jogamos – mais fácil do que o usual para shooters. Isso torna a experiência mais descompromissada e divertida, e permite ao player se focar nas piadas dos Irmãos Piologo, que é o que importa de verdade, sem sofrer para avançar na história.
O meu único problema foi mesmo com um drone que voava para cima e para baixo e era bem mais difícil de matar do que os outros. O problema era que para matá-lo precisávamos pular e atirar (o que por si só já é difícil em uma plataforma sem botões), e, por ele voar para cima e para baixo, tínhamos que fazer tudo isso no timing certo. Contudo, pelo papo que batemos com os devs durante a BGS, eles contaram que iriam avaliar as críticas do público presente e fazer o jogo evoluir ainda mais.
E já que falamos em papo, é óbvio que não deixaríamos de compartilhar parte dele com vocês. Abaixo você pode conferir a nossa entrevista com Marcelo Garbelotti, programador da 2DVerse, em que ele conta detalhes da produção do game e até um “causo” engraçado que aconteceu com ele durante a BGS.
Repórter: Luiz Felipe Lima
Câmera: Carlos Eduardo Corrales
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