É muito estranho jogar algo como Hardcore Mecha em 2020. Não é como se faltassem sidescrollers hoje em dia, mas é fato que praticamente todos são metroidvanias. Este, no entanto, é um jogo de ação mais puro, dividido em fases lineares. Digo mais, ele lembra muito o clássico Metal Slug, se este tivesse uma saudável influência de ESWAT. Bora para nossa análise Hardcore Mecha?
ANÁLISE HARDCORE MECHA
Outra coisa bacana em Hardcore Mecha é quão japonês ele é. A ponto de que sequer há opção de deixar as vozes em inglês. Também, trata-se de uma história envolvendo robôs gigantes lutando contra outros robôs gigantes. E alguns deles se combinam para fazer robôs ainda mais gigantes. Este, meu amigo, é meu tipo de temática.
O gameplay é bem tradicional de jogos de tirinho antigos, como Metal Slug ou Contra. Mas Hardcore Mecha é um tanto mais complexo. Aqui você tem duas armas de fogo e dois ataques corpo a corpo. Estes últimos não são úteis apenas quando os inimigos chegam perto, mas em muitos casos são preferíveis aos tiros. Isso deixa o jogo bastante estratégico.
Tem também bastante variação nas fases, incluindo momentos em que você deve sair do seu mech e explorar a pé. Rola até fase de stealth, onde você deve se esconder das luzes inimigas.
O grosso do jogo é mesmo dentro dos mechs e focado em explosões e ações pintudas, mas há também um pouco de plataforma leve.
ESTILO
O que mais chama atenção em Hardcore Mecha é quão estiloso ele é. E consegue isso sem nunca sair da visão tradicional de um jogo em 2D. Ele usa de zooms, brilhos e explosões para deixar suas cutscenes e cenas de ação bonitas e empolgantes. E como a câmera tem sempre a visão lateral, acaba dando um charme extra para tudo.
Nem toda a história é contada com cutscenes e vozes. Algumas mostram apenas desenhos estáticos dos personagens e textos, o que é consideravelmente menos legal.
Apesar de ser um sidescroller 2D, ele não é pixelado. Seu visual é desenhado a mão, com uma estética que mistura animês com aquele visual cabeçudinho de jogos como Link’s Awakening. Eu achei muito simpático. É especialmente engraçadinho quando seu mech encontra seres humanos. É só nestes momentos que você tem noção de quão gigante é seu robô.
METAL SLUG COM ROBÔS GIGANTES
Apesar de ter muitos predicados, e ser um jogo bastante divertido, a verdade é que o gameplay não é assim tão gostoso. Hardcore Mecha é um título que agrada mais por sua temática e estilo do que por suas mecânicas. Mas se a proposta “Metal Slug com robôs gigantes” te agrada, sem dúvida vale experimentar.