Da Nova Zelândia, onde aguarda pacientemente para ser julgado pela acusação de pirataria, o alemão Kim Dotcom, criador do amado Megaupload, está cantando uma nova ideia.
O cara está lançando o Megabox, uma plataforma de vendas online de músicas. “Mas o que tem de novidade nisso?”, me pergunta o delfonauta sagaz. A novidade é a facada no rim das gravadoras e uma proposta deveras interessante para os artistas.
Todos sabemos que hoje, boa parte do dinheiro que pagamos por CDs (eu ainda pago), músicas online, camisetas, shows, DVDs e o escambau, nunca vai chegar nas mãos dos nossos amados ídolos. A proposta de Kim é permitir que os artistas vendam em sua lojinha diretamente, sem intermédio de gravadoras.
Para ter uma noção de valores, a plataforma ficaria com apenas 10% do valor das vendas enquanto os outros 90% seriam todinhos do artista. Ou seja, nenhuma fatia para a gravadora!
Isso vai dar muita dor de cotovelo por aí. Cof, cof, iTunes, cof, Google Play.
Confira aí embaixo os dois vídeos de divulgação lançados ontem pelo Vocêtubo.
Embora não haja data para o lançamento do serviço, Dotcom garante que o projeto está 90% concluído e já possui até investidores.
Aguardemos, então. Parece ser uma alternativa interessantíssima para músicos independentes. 🙂