Batalhas judiciais para recuperação de direitos autorais sobre personagens de quadrinhos estão na moda nos Estados Unidos. Depois da batalha judicial entre os herdeiros da família Siegel pelos direitos do Superman, agora é a vez dos herdeiros de Jack Kirby buscarem reaver as criações de seu pai.
Segundo o Splash Page, os filhos do artista, que criou praticamente todo o Universo Marvel ao lado de Stan Lee nos anos 60, moveram uma ação para recuperar os direitos sobre 45 dos personagens da Marvel ao longo da próxima década.
Isso acontece porque a lei de direitos autorais dos EUA permite que os criadores de uma obra, ou seus herdeiros, possam exigir o término da cessão de direitos para uma empresa após 56 anos da sua publicação. Como o tempo do mundo real é mais rápido que o tempo dos quadrinhos, vários heróis da Marvel virarão cinquentões entre 2010 e 2020. Entre os alvos estão o Quarteto Fantástico, Hulk e X-Men, que expirarão em 2017, 2018 e 2019, respectivamente.
Com isso, a família deve esperar ganhar uma bolada da Marvel para continuar cedendo os direitos, exatamente como as herdeiras de Siegel. Resta saber se a Disney irá movimentar os pauzinhos para que este tipo de problema seja resolvido rapidamente, ou até mesmo evitado, se possível. A companhia é mestre em burlar leis de copyright, já que tem adiado a liberação do Mickey Mouse para domínio público há mais de 20 anos.