As novas faces dos filmes de ação

0

Aumente seu nível de testosterona com o nosso especial Testosterona Total:
Duro de Matar 4.0: Yippee Ki Yay, mas sem motherfucker!
Tremendões Arnold Schwarzenegger: Ele foi enviado do futuro para se tornar governador da Califórnia.
Obras Fictícias: Contra: O primeiro filme a juntar Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone.
Top 5: Filmes de ação dos anos 80: Uma época mágica sem frescuras como história ou desenvolvimento de personagens.
Como fazer um Testosterona Total: Explosões, mulheres e big fuckin’ guns!
Top 5: Games Testosterona Total: Explosões, mulheres, big fuckin’ guns e você é o protagonista!

Aqui no DELFOS temos um consenso (e talvez apenas um). Arnold Schwarzenegger foi o rei dos filmes de ação, onde mandou absoluto durante a década de 80. A única ameaça ao seu trono era Sylvester Stallone. No entanto, a filmografia de Sly nunca foi tão bacana quanto a de Schwarza, daí seu eterno segundo lugar.

Mas eis que o tempo passa, a idade avança, os músculos vão diminuindo e o discernimento para escolher bons papéis vai sumindo. Arnoldão, depois de filmes cada vez mais fracos na década de 90, enveredou pela política e hoje é mais conhecido como o governator da Califórnia. Stallone continuou em filmes cada vez piores e hoje só consegue fazer sucesso vivendo do passado.

Sendo assim, a vaga de novo tremendão do gênero conhecido por delfianos e delfonautas como Testosterona Total está aberta. Nos últimos anos, tivemos três fortes candidatos a preenchê-la, mas por enquanto nada está decidido.

Por isto, nesta matéria, você terá um perfil dos três pretendentes ao posto de tremendão-mor do cinema de ação, com os erros e acertos de cada um, seu potencial em comédias e gêneros mais dramáticos (afinal, variar um pouco de vez em quando não faz mal a ninguém) e suas reais chances em sua jornada rumo ao título de sucessor digno de Schwarzenegger. Vamos aos concorrentes?

Vin Diesel – careca por escolha própria

Quem é: Este estadunidense nova-iorquino, antes de enveredar pelo cinema, usava sua musculatura como leão de chácara das boates mais descoladas de sua cidade. Apareceu para o mundo em O Resgate do Soldado Ryan (1998), de Steven Spielberg e a partir daí passou a se dedicar aos Testosteronas Totais, em filmes como Eclipse Mortal (2000), Velozes e Furiosos (2001) e Triplo X (2002).

Característica marcante: A careca (e eu aproveito o assunto para mandar um olá para o companheiro Rezek). E por opção! Vin Diesel raspa a cabeça. Convenhamos, tem que ser muito macho para escolher ser careca.

Tem qualidade dramática? Tem sim, basta assistir a O Resgate do Soldado Ryan, onde interpreta o soldado Caparzo, o primeiro do grupo de resgate ao Ryan a bater a caçuleta. Também fez O Primeiro Milhão (2000) e Find me Guilty (2006).

Leva jeito na comédia? Bom, ele fez aquele tal de Operação Babá (2005), mas se leva jeito eu não sei, porque não me animei a assistir esse negócio.

Ponto alto: Eclipse Mortal, uma ficção científica recheada de ação, que mostrou que o careca tinha talento pra coisa. Triplo X, um filme divertidinho e que resgatava um pouco do clima de Testosterona Total dos anos 80 quase o consagrou como novo rei da ação.

Ponto baixo: A Batalha de Riddick (2004), desnecessária e chatíssima continuação de Eclipse Mortal, feita na hora errada, tirou o título de suas mãos.

Chances de vitória: Baixas. Ele teve a faca e o queijo na mão, e não cortou uma fatia do laticínio. E todos sabem que um verdadeiro tremendão não deixa passar oportunidades. No entanto, os filmes Babylon A.D. e Hannibal the Conqueror (nada a ver com aquele famoso canibal), ambos para 2008, podem lhe dar uma nova chance na disputa.

The Rock – dos ringues para a tela grande

Quem é: Estadunidense de descendência havaiana, Dwayne Johnson é ex-jogador de futebol americano e ex-lutador de luta livre (onde recebeu seu apelido de The Rock, A Rocha). Estreou no cinema em um pequeno papel em O Retorno da Múmia (2001). Seu personagem nessa película fez sucesso e ganhou seu próprio filme, O Escorpião-Rei (2002), consolidando sua carreira em filmes de ação com Com as Próprias Mãos (2004), Bem-Vindo à Selva (2003) e Doom – A Porta do Inferno (2005).

Característica marcante: O corte de cabelo estilo militar e a enorme altura. The Rock mede 1,93 m, mas parece ter mais de 2 metros nos filmes.

Tem qualidade dramática? Bem, ele fez o novo filme de Richard Kelly (o mesmo de Donnie Darko), Southland Tales e também Gridiron Gang, ambos de 2006. Neste último interpreta o treinador de futebol americano de um centro de detenção juvenil. Mas como nenhum desses filmes chegou ao Brasil, não dá pra saber se ele mandou bem.

Leva jeito na comédia? Em Be Cool – O Outro Nome do Jogo (2005), interpreta um capanga gay de um mafioso, responsável pelos momentos mais engraçados do filme.

Ponto alto: Com as Próprias Mãos é despretensioso e por isso mesmo, bem divertido. Um Testosterona Total à moda antiga.

Ponto baixo: O Retorno da Múmia é ruim de doer. Insistir no erro, com O Escorpião-Rei, tentativa patética de ser um novo Conan não foi uma atitude muito esperta.

Chances de vitória: Moderadas. Já provou que tem todos os requisitos necessários para o posto, mas no momento ele parece mais interessado em diversificar seus papéis por outros gêneros. Suas próximas produções são duas comédias: The Game Plan, previsto para este ano e Get Smart, em 2008, a transposição para o cinema da série de TV Agente 86.

Jason Statham – cabra macho made in England

Quem é: o londrino Jason Statham, veja só, já foi mergulhador olímpico da equipe britânica e modelo. Isso até ser descoberto por Guy Ritchie (o maridão da Madonna), que lhe deu papéis em Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998) e Snatch – Porcos e Diamantes (2000). Aí, não demorou muito para ser descoberto por Hollywood, onde participou de filmes como Fantasmas de Marte, do tremendão John Carpenter, O Confronto (ambos de 2001), Carga Explosiva (2002) e sua continuação e Adrenalina (2006).

Característica marcante: Eu e o Corrales costumamos dizer que Statham tem muita cara de macho! Parece sempre que comeu e não gostou e poderia matar alguém com uma mera fungada de nariz. Ainda não entendeu o que é uma cara de macho? Então basta dar uma olhada na foto do rapaz na nossa galeria aí embaixo.

Tem qualidade dramática? Com certeza, é só assistir aos filmes do Guy Ritchie mencionados acima.

Leva jeito na comédia? Em Penalidade Máxima, co-produção Reino Unido/EUA, de 2001 que retrata a disputa entre o time de futebol de detentos contra a equipe dos carcereiros de uma prisão, Jason faz um hilário goleiro psicopata, onde para ele, do pescoço pra baixo é tudo canela.

Ponto alto: Carga Explosiva 2 (2005) e Adrenalina são absurdamente divertidos e os melhores exemplares de Testosterona Total da atualidade.

Ponto baixo: Fantasmas de Marte e O Confronto tinham tudo pra dar certo. O primeiro foi dirigido pelo João Carpinteiro, o segundo tinha o Jet Li no elenco. Mas são ruins de doer.

Chances de vitória: Enormes. Eu aposto todas as minhas fichas em Statham. Tem menos músculos que os outros concorrentes, mas a eterna cara de mau, o carisma meio bruto e as escolhas certas dos últimos tempos conspiram a seu favor. Seus próximos filmes, War, previsto para este ano, o reunirá novamente com Jet Li, e The Bank Job, para 2008, prometem.

Pois bem, concorrentes ao posto devidamente apresentados, agora só falta ouvirmos a voz dos delfonautas. E aí, quem você acha a melhor escolha? Por quê? E, se você tiver algum outro concorrente que não entrou nesta matéria, pode se manifestar. O espaço de comentários é todo seu. Até a próxima.

Galeria