A Nintendo não lança um novo Super Mario 2D desde, vejamos, 1995 (que foi Super Mario World 2: Yoshi’s Island para o Super NES). Onze incrivelmente longos anos atrás. Como muitos já devem estar sabendo, a Grande N está prestes a lançar o esperado New Super Mario Bros para o Nintendo DS, o que deve acontecer em meados de maio.
Durante a Game Developers Conference (que está acontecendo agora), a imprensa pôde jogar uma versão praticamente terminada do jogo. Quais foram as impressões? Bem, parece que a Nintendo teve que contratar seguranças para tirar os repórteres dos portáteis de demonstração depois dos cinco minutos que cada um tinha para experimentar o novo Super Mario. Ok, não chegou a tanto, mas parece que era difícil de largar mesmo.
Pelas fotos divulgadas há mais de um ano, um bom nintendista já percebe que o jogo lembra bastante Super Mario Bros, o primeirão da série e, em entrevistas, o criador e tremendão nas horas vagas, Shigeru Miyamoto confirmou que era essa a idéia. Aí vinha a preocupação: será que isso não limitaria muito a jogabilidade? Se alguém mais estava pensando nisso (e eu admito que estava), pode ficar despreocupado.
Segundo os felizardos que jogaram, vários elementos dos jogos seguintes da série estão presentes: os jogadores podem segurar e jogar ítens como cascas de tartaruga, dar bundadas para quebrar o chão e dar pulos duplos nas paredes, entre outras coisas.
O design do jogo está de fato claramente inspirado no Super Mario Bros original, inclusive com aquelas salas de moedas escondidas em determinados canos verdes nos estágios. Só um “problema” – um repórter pulou no mastro que termina a fase com o timer terminando em 6 e não teve fogos de artifício…
A mistura 2D/3D está bem melhor nessa versão preliminar do que nas feiras do ano passado. O jogo ainda usa cenários 2D e personagens 3D, mas essa mistura está bem mais natural agora. Mesmo quando o personagem cresce e fica do tamanho da tela a animação fica boa (coisa que não acontecia antes). Também acontece dos elementos 2D do cenário interagirem com os objetos 3D como, por exemplo, uma plataforma que cede quando o personagem pula nela.
A tela de baixo do DS serve para informações: mostra quantas moedas já foram encontradas, vidas, etc, mas também dá acesso a um item extra no estilo de Super Mario World. Basta tocar no ícone para usá-lo.
O jogo também tem novas habilidades além da clássica Flor de Fogo. Os repórteres encontraram uma casca de tartaruga azul que faz o personagem ficar com outros poderes, mas ainda não está muito claro quais são esses poderes. De qualquer forma, mais power ups sempre são bem vindos.
O jogo está previsto para ser lançado dia 15 de maio nos Estados Unidos. Exatamente uma semana após a E3, por sinal. Abril vai ser o mês mais longo da minha vida.