Enfim encontrei. Só que, ao contrário do DVD de Lust for Live que encontrei em versão nacional (e meu bolso agradece), dessa vez acabei comprando a versão importada mesmo.
Lançado em VHS prematuramente nos idos de 1991, quando o Gamma Ray tinha apenas um disco (Heading For Tomorrow) e um EP (Heaven Can Wait) lançados, Heading For The East é um registro da turnê da banda pelo Japão, intercalando músicas de seu álbum de estréia, uma do EP e algumas do Helloween (banda da qual o guitarrista e às vezes vocalista Kai Hansen fez parte) com alguns trechos desnecessários da banda passeando pelo Japão, conversando com os fãs e até em um restaurante comendo com pauzinhos.
Ao contrário de Lust For Live, porém, aqui a prioridade é a música. E já começa com tudo, em versões impecáveis de duas das minhas preferidas da banda: Lust For Life e Heaven Can Wait, seguidas da cadenciada e pesada Space Eater. A Hard Rock Freetime é a próxima, única música composta pelo vocalista Ralf Scheepers (hoje no Primal Fear) no debut da banda.
Mais uma divertida, Who Do You Think You Are, retirada do EP da banda, seguida da melhor balada da banda The Silence, que vem numa versão bem inferior à do álbum ao vivo lançado em 2003 (Skeletons In The Closet) contando até com uma desafinadinha do grande Ralf Scheepers que, aliás, não está tão grande nesse vídeo. Chega até a ser estranho quem acostumou a vê-lo no Primal Fear, vê-lo aqui, bem mais jovem, com cabelo e menos grande.
E aí chega a hora mais esperada do show (pelo menos naquela época): a hora dos clássicos do Helloween. A primeira a ser executada é uma das melhores do Keeper Of The Seven Keys Part II: Save Us, que é seguida da clássica I Want Out (tocada até hoje tanto pelo Helloween, quanto pelo Gamma Ray). Nessas músicas, o vocalista Ralf se torna um grande paradoxo, pois varia uma interpretação fenomenal (na maior parte do tempo), com alguns deslizes. Nada fora do normal, principalmente se lembrarmos que essas músicas foram originalmente gravadas pelo Michael Kiske, talvez o melhor vocalista que o Heavy Metal já conheceu.
Mais uma do Helloween, Ride The Sky que, por ser originalmente interpretada por Kai Hansen no disco Walls Of Jericho, tem seu posto vocal cedido por Ralf para que o guitarrista pudesse reviver os velhos tempos à frente do microfone. Infelizmente, a melhor parte da música (o solo de guitarra), é cortada para mostrar cenas de bastidores, causando uma certa frustração.
Duas das músicas mais desconhecidas do Gamma Ray seguem o show: Hold Your Ground e Money, esta última, contando com um dueto muito legal entre Kai e Ralf, além de um solo de baixo do então guitarrista (e hoje baixista) Dirk Schlächter.
Heading For Tomorrow é a próxima e última, em uma versão que dura mais de 25 minutos. Essa é, na minha opinião, a música mais irregular da banda, pois alterna momentos empolgantes (os primeiros 4 minutos e o final, por exemplo) com outros tediosos (principalmente o solo do meio da música) e nessa versão improvisada (no melhor estilo Deep Purple anos 70), a parte chata fica ainda maior. Bom, ela é chata para mim, é claro, mas se você gosta de um Rock Progressivo, é provável que ela seja sua música preferida.
Quem já assistiu o Gamma Ray ao vivo (já vieram três vezes ao Brasil) sabe que a banda faz um show divertidíssimo, conversa muito com a platéia e tem uma ótima presença de palco e tudo isso está presente nesse DVD, que conta com uma imagem razoável (para um DVD), mas com uma qualidade de som perfeita (em mixagem 5.1). Um grande problema deste produto é que, constantemente durante as músicas, são mostradas imagens de outros shows ou de outros momentos do mesmo show, em câmera lenta e outros efeitos, tirando aquele sentimento “ao vivo” da coisa.
Embora esteja marcado na caixinha que o show dura 55 minutos, ele na verdade dura quase 1 hora e meia. Os extras não acrescentam em nada e são exatamente os mesmos de Lust For Live, comentários em áudio de Malcolm Dome. Heading For The East é, no geral, muito superior a Lust For Live, mas alguém pode me explicar por que a banda lançou dois vídeos entre 89 e 93 e não lançou mais nenhum desde então, mesmo tendo gravado dois álbuns ao vivo posteriormente?
Curiosidade: Quem toca bateria nesse show é Uli Kusch, que viria a fazer parte do Helloween, sendo chutado alguns anos depois e está hoje no Masterplan, com o também ex-Helloween, Roland Grapow e abriram para o Gamma Ray no último show da banda no Brasil, em 2003.