Chegou. Cá estamos com Marvel’s Spider-Man 2 no Windows, provavelmente o port que não saiu no dia um mais adiantado que a Playstation lança para PC. Eu amo o jogo. Amo especialmente sua história, que considero extremamente bem escrita e uma das melhores do Homem-Aranha. Para mais opiniões sobre o jogo como obra criativa, leia meu review e este texto complementar. Vamos agora falar sobre o port para Windows.
MARVEL’S SPIDER-MAN 2 NO WINDOWS
Este port é bem semelhante aos games anteriores da Insomniac que foram para o PC. Em matéria de peso, por ser um exclusivo de PS5, ele é especialmente semelhante a Ratchet & Clank. Curiosamente, a versão de Windows aceita ir para configurações bem abaixo do PS5, o que é uma boa notícia para quem não tem uma máquina potente. Se no PS5 não é possível desativar o ray tracing, aqui é. Na verdade, o jogo tem dois tipos de preset: um gráfico e um de ray tracing, cada um mexendo em muitas outras opções.
O preset gráfico é aquele básico. O de ray tracing passa do desligado ao alto, sem opções mais baixas. Ele vai acima do alto, no entanto, com pelo menos mais duas opções. Assim como Ratchet & Clank, eu tentei colocar opções bem altas e o jogo fechou sozinho depois de alguns minutos.
PERFORMANCE
A performance no meu notebook com uma RTX 3070 foi bem instável. O jogo ia com frequência dos 30 fps para acima dos 100, rodando a 1440p DLSS com frame generation. Fiquei incomodado e resolvi diminuir as configurações. Rodei no médio, com ray tracing no mínimo (que é o alto) e a performance ficou acima de 60 fps a maior parte do tempo, mas ainda caindo perto dos 30 em momentos mais pesados.
É aquela coisa: rodar no Windows permite ir acima do PS5. No meu caso, acredito que consegui uma performance semelhante aos 60 fps do console com gráficos próximos ao modo qualidade. Mas a coisa é bem mais instável e difícil de otimizar do que seria num console, e é por isso que eu ainda prefiro jogar em console sempre que possível.
MARVEL’S SPIDER-MAN 2 NO WINDOWS: O JOGO
Eu estou com o jogo bem recente na memória, pois acabei de fazer uma nova campanha no PS5. Ainda acho uma obra sensacional, mas com um tanto de inchaço de mundo aberto. Em especial, me incomoda que cada missão de história parece mostrar uma atividade que depois é repetida no mundo aberto ad infinitum. Isso banaliza momentos empolgantes, tanto falando narrativamente quanto em matéria de mecânicas.
Um bom exemplo é a excelente abertura contra o Homem-Areia, que é absurdamente impressionante. Logo depois dela, você fica preso em uma enorme quantidade de “trabalho de mundo aberto” que parece te prender por muito mais tempo do que o necessário. Eu joguei essa parte agora, na versão de PC, e admito que fiquei muito de saco cheio em vencer minions do Homem-Areia e cuidar de crimes genéricos. Demora muito para a história literalmente voltar a acontecer depois da introdução, o que tirando a empolgação de quando o jogo era novo, torna difícil de engolir.
Mas o game melhora muito, é verdade. Em especial depois que apresenta boa parte das atividades de “trabalho de mundo aberto”, ele começa a ter fases de história propriamente ditas e estas são sensacionais. Em especial por quão bom é o roteiro, mas também porque a jogabilidade é uma delícia, e combina muito bem a excelente movimentação de mundo aberto com missões lineares e focadas na história. Se você ainda não jogou Marvel’s Spider-Man 2 e estava só esperando chegar ao Windows, esta é sua chance. Coloque seus lançadores de teia e thwip!