Hoje vamos falar de Big Helmet Heroes, ou “Heróis Capacetudos” em bom português. É um beat’em up extremamente simpático e muito fofinho.

BIG HELMET HEROES: UM CASTLE CRASHERS MAIS TÉCNICO

Big Helmet Heroes, Dear Villagers, Delfos

Big Helmet Heroes tem muito de Castle Crashers, mas acaba sendo um jogo visualmente bem mais técnico, com visual em 3D (embora seja sidescroller), iluminação moderna e muitos outros benefícios da modernidade.

A jogabilidade, no entanto, é bastante old-school. Ande para a direita enquanto bate em tudo que se mexe. Deliciosamente simples, mas não mecanicamente delicioso. Isso porque Big Helmet Heroes não tem o impacto de beat’em ups modernos melhores, como Shredder’s RevengeStreets of Rage 4 ou até mesmo Asterix & Obelix.

COMBATE DEIXA A DEVER

Big Helmet Heroes, Dear Villagers, Delfos
Big Helmet Heroes é lindão, mas um tanto enjoativo.

Apesar de todo o cuidado com o visual, mecanicamente, Big Helmet Heroes deixa a desejar. Você não sente o combate, nem quando bate, nem quando apanha. Basicamente, você vai perto dos inimigos e martela o botão, sem maior cuidado ou envolvimento. Os inimigos também têm vida demais. Eu acabei diminuindo a dificuldade não porque o jogo estava difícil (não estava), mas porque os combates estavam longos demais. E quando você começa a se incomodar com a duração do combate em um jogo que oferece basicamente isso… bem, não é um bom sinal.

Assim como Castle CrashersBig Helmet Heroes tem uma pá de personagens jogáveis. Porém, há apenas alguns arquétipos. Há os que usam espada e escudo, os que usam duas armas ou uma arma grande. São vários de cada tipo, e eles são basicamente iguais. A diferença é o superpoder, um ataque especial que pode ser usado quando a barra de mana fica cheia. Este realmente é único para cada herói. Você pode equipar dois personagens antes de cada fase, então basicamente você vai escolher baseado nos arquétipos e, dentro deles, pelo superpoder. Daí, dentro da fase, pode alternar entre eles a qualquer momento, e o herói que não está sendo usado recupera vida enquanto o outro distribui sopapos.

TEM QUE PEGAR!

Big Helmet Heroes, Dear Villagers, Delfos
Este poder, ficar gigante e pisar nos inimigos, é muito divertido.

Como Pokémon, os heróis de Big Helmet Heroes são colecionáveis. Eles ficam dentro de jaulas dentro das fases e, quando libertados, se juntam à pancadaria. Eles entram no time imediatamente, então é possível ter três, quatro ou até cinco heróis ativos na mesma fase, mas no começo da próxima você só pode escolher dois. Algumas jaulas trazem também personagens repetidos, que vêm apenas para aumentar sua quantidade de vidas, não para somar à equipe.

No começo, liberar um novo herói é bem empolgante, mas depois que você percebe que cada tipo de arma é um arquétipo, a coisa fica limitada a ver o superpoder. Eu acabei usando a mesma dupla durante quase toda a campanha, pois combinavam serem bons de briga com superpoder bacana.

BIG HELMET HEROES ESTÁ QUEBRADO NO PERÍODO DE REVIEW

Big Helmet Heroes, Dear Villagers, Delfos
O chefe polvo.

A coisa começou a ficar feia no chefe polvo. Nesta fase, a taxa de quadros começou a cair fortemente. Na batalha final, o jogo virou um slideshow, literalmente difícil de controlar. Precisei sair do jogo e reiniciar. Na segunda vez, a taxa de quadros também caiu muito, mas não tanto, e o jogo ficou sem música. Pelo menos tive controle o suficiente para vencer o chefe e continuar o jogo. Não fui tão sortudo numa fase seguinte.

Como tradicional em beat’em upsBig Helmet Heroes exige que você vença todos os inimigos antes de poder andar. Mas é comum que os últimos inimigos fiquem fora da tela, inalcançáveis. Isso aconteceu algumas vezes nas fases anteriores, mas finalmente, na fase da foto, não consegui resolver e continuar. Saí do jogo. Reiniciei o Xbox. Joguei de novo. Desta vez, o mesmo problema aconteceu em uma batalha anterior. Fiz o processo de novo. Joguei até lá. O jogo parou na mesma batalha da primeira vez. Big Helmet Heroes só salva ao terminar uma fase, então se der problema no meio dela, você perde todo o progresso. Joguei a fase em questão inteira três vezes e não consegui avançar. Fui obrigado a desistir.

Big Helmet Heroes, Dear Villagers, Delfos
A tela sem saída.

A taxa de quadros no chefe polvo e esta fase interminável não estão na lista de problemas que a Exalted Studio diz que vai resolver até o lançamento. Considerando a gravidade deles, suponho que sejam resolvidos em algum momento. Mas infelizmente, só posso falar do que joguei, e o estado de Big Helmet Heroes no período de review é o descrito aqui.

REVER GERAL
Nota:
Artigo anteriorSer indicado a Melhor Filme Estrangeiro não é uma honra
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. É o autor dos livros infantis "Pimpa e o Homem do Sono" e "O Shorts Que Queria Ser Chapéu", ambos disponíveis nas livrarias. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
review-big-helmet-heroes-fofo-mas-enjoativoDisponível: PS5, Xbox Series, Switch, Windows<br> Analisada: Xbox Series X<br> Desenvolvedora: Exalted Studio<br> Editora: Dear Villagers<br> Lançamento: 6 de fevereiro de 2025<br> Gênero: Beat'em Up<br>