Pinball FX é um jogo originalmente lançado em 2007, cuja continuação versão VR já resenhei por aqui. Porém, segundo a Wikipédia, ele saiu para a geração atual em 2023 e desde então vem crescendo. No momento ele acumula mais de 130 mesas vendidas à parte.

Eu tive acesso a ele e a cerca de 60 de suas mesas recentemente e gostei muito do que vi e joguei.

O que é Pinball FX?

Pinball FX, Zen Studios, Pinball, Fliperama, Delfos

Pinball FX é um jogo de pinball free-to-play que, em sua versão gratuita vem com três mesas. O resto do conteúdo é vendido à parte com pacotes ou mesas individuais saindo por cerca de 5,49 USD. Em outras palavras, ter o jogo completo é caro demais, e a ideia, como em Rock Band é comprar apenas o que interessa.

As opções são muitas. Tem mesas originais, criadas pela Zen Studios, tem outras licenciadas da vida real, com um monte de mesas famosas da Williams. Por fim, a maior parte do conteúdo são mesas originais que usam marcas famosas para chamar a atenção. Tem South Park, Star Wars, Marvel e até King Kong. Obviamente, gostar de uma marca não significa que as mesas são boas.

Muito conteúdo

Pinball FX, Zen Studios, Pinball, Fliperama, Delfos
O menu deixa colorido as mesas que você tem, e mesmo eu não tenho várias.

Um exemplo é Star Wars, cuja mesa baseada em O Império Contra Ataca é fantástica, mas outras são bem mais fracas. As que mais são consistentemente boas são as da Williams. Afinal, se estas mesas foram feitas na vida real e ficaram famosas o suficiente para aparecer aqui, elas já venceram um teste de qualidade. E algumas delas, como Indiana Jones, também são baseadas em marcas famosas de terceiros.

Este é um caso em que meu privilégio fica claro. Creio que poucas pessoas vão ter 60 das mesas disponíveis. A assessoria enviou tanto código para mim que digitar todos ativou um limite na PSN, dizendo que eu fiz muitas tentativas falsas (nenhum código era falso e todos funcionaram) e precisei esperar 48 horas para resgatar o resto.

Eu testo pra você pegar direto os melhores

Pinball FX, Zen Studios, Pinball, Fliperama, Delfos
A mesa de South Park é muito bonitinha.

Eu gostei de muitas mesas. Muitas mesmo. Algumas que diria que valem a pena são as duas de South Park, fofas e coloridas do jeito que gosto. Também gostei muito da De Volta Para o Futuro e das três baseadas na trilogia sagrada de Star Wars. Uma coisa bacana nessas mesas fictícias é que a Zen Studios pode brincar com coisas que sairiam muito caro numa mesa física, como bonequinhos, explosões e jogabilidade alternativa. O Império Contra Ataca, por exemplo, permite um duelo de sabres de luz contra o Darth Vader.

Mesmo as baseadas em mesas físicas usam de charminhos extras. A da Família Addams tem uma mãozinha bem mais ativa do que a que estava na máquina da vida real, por exemplo. Aliás, como falei antes, todas as da Williams que joguei são fantásticas. Não tive acesso a todas, mas para resumir minhas recomendações aqui, diria que, se você não quer arriscar, focar suas compras nos pacotes da Williams.

Pinball FX

Pinball FX, Zen Studios, Pinball, Fliperama, Delfos
De Volta Para o Futuro.

Máquinas de Pinball são uma forma de arte muito específica, que combina criatividade com engenharia e espetáculo. Eu amo fliperamas e sempre sonhei em ter uma dessas mesas em casa. Em um game como Pinball FX, a gente pode acumular várias sem precisar do espaço e dos milhões de dólares necessários. Ainda é caro preencher sua coleção, mas é um jogo que pretendo deixar instalado no meu PS5 para jogar sempre que der vontade.

E daí entra minha única reclamação: Pinball FX demora muito para abrir (tipo dois minutos) e mesmo para carregar cada mesa (alguns segundos, mas mais do que você gostaria de esperar). Já vi jogos mais complexos que carregam mais rápido no SSD e se algum jogo deveria ser instantâneo, é este. Mas quando você está jogando e acumulando milhões de pontos, o quanto esperou para chegar lá não vai ocupar muito espaço na sua cabeça. Então pode pegar e se prepare para play a mean pinball.